Ator faz discurso emocionante em defesa da família e pede desculpa sobre episódio com Chris Rock

Foto: Reprodução

O ator Will Smith ganhou seu primeiro Oscar na noite deste domingo (27). É sua terceira indicação na categoria de Melhor Ator pela Academia.

Em King Richard: Criando Campeãs, filme biográfico sobre a família das premiadas tenistas Venus e Serena Williams, ele interpreta Richard, pai e primeiro treinador das garotas, que usou de seu próprio método de disciplina como ensinamento, para que suas filhas se tornassem estrelas do esporte, ultrapassando o preconceito e a dificuldade financeira.

Will Smith é o 19º ator negro a ganhar um Oscar nas categorias de atuação, nos 94 anos de cerimônia. Depois de um período de 15 anos, outro ator negro vence na categoria principal de atuação do Oscar. Forest Whitaker foi o último vencedor, em 2007, pelo seu papel em ‘O último Rei da Escócia’.

Premiação ocorreu após Will Smith protagonizar, com o humorista Chris Rock, a cena mais comentada da noite. O ator reagiu com um tapa a uma piada que ofendeu a esposa Jada Smith, que sofre de alopecia. Rock a comparou com protagonista de filme que tem os cabelos raspados. Em seguida, o ator gritou ao apresentador: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca!”.

Ao receber o prêmio, Will se emociona e cita seu personagem, Richard Williams, pai das campeãs mundiais de tênis Venus e Serena, para falar de defesa e amor à família. “O amor faz com que você faça coisas malucas. Nesse ramo, você tem que aguentar pessoal falando besteiras sobre sua família e não responder” comentou.

Ele cita um conselho que recebeu de Denzel Washington, quando havia dito: “Eu sei que para fazer o que nós fazemos você tem que aceitar abusos, pessoas que te desrespeitam, sorrir e fazer de conta que está tudo bem. Esse é o seu maior momento, quando o diabo vem tentá-lo”.

Ao final, ele pede desculpa à Academia e aos demais indicados e brinca ao dizer que espera ser convidado para os próximos eventos.

Texto com colaboração de Florêncio Denio em cobertura da Cine NINJA. Confira os demais premiados.

‘Coda’ vence Melhor Filme no Oscar 2022

Paulo Gustavo e Paulo José são homenageados em memorial do Oscar