Dandara é candidata à deputada federal pelo PT em Minas Gerais. Foto: Roberto Camargos

Dandara é uma jovem de 28 anos que estudou a vida inteira em escola pública. Crescida em um ambiente familiar engajado com os movimentos populares, se envolveu com o movimento estudantil secundarista refundando o grêmio e lutando contra o aumento da passagem de ônibus de sua cidade, Uberlândia.

Com o assassinato de Marielle Franco em 2018, se mobilizou para ocupar também os espaços na política e dar continuidade ao legado de Marielle. “Nós estamos nesse levante, para ocupar cada vez mais espaço, enegrecer os espaços de poder, colocar o dedo na ferida e incomodar os poderosos.”

Professora e moradora de periferia, foi a vereadora mais votada de Uberlândia. “Eu recebi essa convocatória em 2020 de representar um projeto coletivo feito à muitas mãos, com muitos sonhos, muitas lutas e nós tivemos uma vitória importante em Uberlândia.”

Conta que enfrentou muita violência política, mas sabe que está cumprindo uma tarefa importante ligada à sua ancestralidade.

Agora Dandata busca fazer essa disputa também na Câmara dos Deputados. Para seu mandato apresenta propostas que pensem o Brasil nos próximos, 20, 30 anos, quer renovar a cara do Congresso Nacional e realizar um mandato participativo e aberto. “Nós precisamos de mandatos trincheiras de luta dos movimentos sociais”.

 

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais das candidatas? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/todandara
▪️ Facebook – facebook.com/todandara
▪️ Twitter – twitter.com/todandara

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher