Uruguai, 1930.

Por Patrick Simões

A Copa do Mundo é o torneio mais requisitado do futebol mundial. A partir da Copa, foram criadas narrativas de heróis e vilões, e sua história converge com os acontecimentos mais importantes do mundo a partir de então.

Os primeiros campeonatos de futebol a nível mundial foram as Olimpíadas, a partir de 1908. A FIFA, fundada em 1904, organizou o futebol olímpico de 1920 a 1928, mas queria o seu próprio mundial. Dessa forma, a entidade organizou a 1ª Copa do Mundo em 1930, no Uruguai.

Por que o Uruguai? O país era a principal potência da época, com o bicampeonato olímpico de 1924 e 1928. Com a Copa fora da Europa, a FIFA buscava transmitir uma imagem globalizada do futebol.

Porém, a escolha do Uruguai gerou insatisfação dos europeus, que esperavam sediar a 1ª Copa. Do continente, poucas seleções aceitaram jogar o mundial na América do Sul, seja por boicote ou pelas longas viagens marítimas. Apenas 4 europeus viajaram para a Copa de 1930: França, Iugoslávia, Bélgica e Romênia.

Ao todo, 13 times disputaram o torneio, com 7 sul-americanos, 4 europeus e 2 norte-americanos. As equipes foram divididas em 4 grupos, onde o 1º colocado de cada avançaria para a semifinal.

Foto: Arquivo

E o Brasil? A estreia brasileira em Copas foi uma derrota por 2 x 1, para a Iugoslávia. Depois, o Brasil goleou a Bolívia por 4 x 0, com dois gols de Moderato (Flamengo) e Preguinho (Fluminense), mas não passou de fase.

Nas semifinais, duas goleadas por 6 x 1: do Uruguai sobre os Estados Unidos, e da Argentina sobre a Iugoslávia. Ou seja, um domínio sul-americano sobre estadunidenses e soviéticos, que anos depois disputaram o poder econômico mundial.

Finalistas da Copa, Uruguai e Argentina protagonizaram o principal clássico sul-americano da época, e reeditavam a final Olímpica de 1928. Com uma vitória por 4 x 2, o Uruguai foi o 1º campeão do mundo, dentro de sua casa.