Eleita uma das 100 pessoas mais influentes da revista Time e com longa trajetória pelo ativismo ambiental e indígena, Sônia Guajajara pleiteia uma cadeira de deputada federal por São Paulo

Sônia Guajajara concorre como deputada federal por São Paulo. Foto: Mídia NINJA

Em 2018, ela foi a primeira indígena a concorrer em uma chapa presidencial, ao lado de Guilherme Boulos, e, agora, ela mira no Congresso Nacional, espaço de construção de leis que constantemente ataca os direitos dos povos originários. Sônia concorre pelo PSOL por São Paulo e quer combater a sub-representatividade na casa, aldeando a política. Sua candidatura faz parte de uma iniciativa da APIB, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que incentiva dezenas de outras candidaturas indígenas por todo o país.

“Não é possível que mesmo sendo os principais guardiões da natureza, nós ainda estejamos tão sub-representados no Congresso Nacional, com apenas 2 indígenas eleitos em toda a história da nossa República!”, diz o texto-manifesto em seu site de campanha.

Responsáveis pela preservação ambiental de seus territórios e conhecidos como guardiões da natureza, os povos indígenas buscam assumir os espaços de poder, mas a líder Guajajara ressalta, “entrando pela porta da frente”.

Segundo Sônia, é hora de formar a ‘Bancada da Terra’. Reconhecida e prestigiada em todo país – e no mundo – como liderança do movimento indígena. “Eu sou um ser político com essa perspectiva da cosmovisão que os povos já praticam no seu dia a dia, que é proteger a nossa biodiversidade”, reforça.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

Este é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/guajajarasonia
▪️ Facebook – facebook.com/GuajajaraSonia
▪️ Twitter – twitter.com/GuajajaraSonia

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher