Episódios são especialmente indicados para professores e estudantes do ensino médio em preparação para ENEM e vestibulares

Foto: Reprodução

Contar a história do Brasil de uma forma simples, didática e saborosa, através dos diferentes gêneros musicais que marcam a trajetória do país. Esta é a proposta central da série de podcasts Musicada História, produzida pelo Instituto Casa Comum. Os podcasts já estão disponíveis gratuitamente no Spotify e no site do Instituto: institutocasacomum.org

A primeira série de Musicada História é composta por oito episódios. Cada um deles (re)conta em detalhes um fato ou momento fundamental da história do Brasil, que teve impactos relevantes em termos políticos, sociais e/ou culturais a vida do país. A série apresenta um panorama da formação social, política, econômica e cultural do país desde as capitanias hereditárias, permitindo ao ouvinte compreender como o Brasil de hoje funciona.

Um episódio trata, por exemplo, da Guerra de Canudos, como ficou conhecido o massacre cometido pelas tropas do governo da República recém-instalada contra o movimento liderado por Antônio Conselheiro, no final do século 19. A Guerra de Canudos tornou-se lendária em função da narrativa do escritor Euclides da Cunha no livro “Os Sertões”. Agora, aquele momento crítico da vida nacional é resgatada na série Musicada História.

Outro episódio da série apresenta o Rio de Janeiro mitológico, dos seus tempos áureos, documentado por escritos de autores como João do Rio. Foi um momento em que a elite econômica e política do Brasil, majoritariamente morando no Rio de Janeiro, queria impor à então capital federal uma atmosfera e uma roupagem europeia, o que encontrou forte resistência dos setores e da cultura populares.

Um episódio especial de Musicada História trata do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O episódio lembra o impacto importante daquele evento artístico em termos de afirmação da identidade nacional, em contraposição aos valores europeizantes que a elite ainda tentava impor ao país.

Os episódios de Musicada História, sempre pontuados por diferentes gêneros musicais, são conduzidos pelo cantor e professor de História, André Mastro. Ele nota que diferentes gêneros musicais, como a Bossa Nova e a Tropicália, exerceram grande influência na vida nacional. São esses gêneros que servem como pano de fundo para a Musicada História, um jeito inovador e cativante de expor a história do Brasil.

Sobre o Instituto Casa Comum

Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituída por indivíduos comprometidos com a ideia de que o planeta Terra é a nossa casa comum, lar em que coabitam infinitos seres em interdependência. Busca promover as culturas vivas, a cultura do encontro, o bem viver e o fortalecimento e o desenvolvimento de uma cidadania ativa, que busque reduzir as desigualdades e promover a emancipação social, política, cultural e econômica das comunidades. Desenvolve suas atividades a partir de projetos, cursos e programas nas áreas de cultura, artes, educação, meio ambiente, esporte social, cidadania, saúde, comunicação e tecnologia, com ênfase na juventude, na diversidade, na cultura do encontro e da paz.