Sônia Guajajara, liderança indígena de fala contundente, virou manchete de portais nacionais e internacionais depois de ser convidada por Alicia Keys em seu show. Fez um discurso duro contra o governo Temer e os retrocessos de direitos dos povos originários do Brasil.

.

É Indígena e guerreira ✊🏾

Da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, para o mundo! Formada em Letras e Enfermagem, atualmente é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e conquistou o espaço de liderança com muito trabalho e articulação. Recebeu em 2015 a Ordem do Mérito Cultural – ordem honorífica dada a personalidades como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. Sônia quebra um gigante tabu na cultura indígena ao se posicionar, enquanto mulher, como articuladora e liderança. 

“As mulheres nunca puderam liderar o movimento indígena. Alguns povos não permitem que as mulheres assumam os assentos e as responsabilidades, a sociedade brasileira é muito machista, por isso tive que fazer diferente. Passei muitos momentos difíceis, indiferença com outras lideranças”. Essa parente é arretada!

Bate de frente com a bancada ruralista

Entrega da Motosserra de Ouro para Kátia Abreu, à época ministra da Agricultura no Brasil. Foto: Greenpeace.

Desde quando tinha 16 anos Sônia defende os direitos dos povos indígenas: “A gente teve o momento pré-constituinte, onde as lideranças lutaram pra garantir os direitos indígenas. Depois, teve o momento de lutarmos pelo cumprimento dos direitos adquiridos. E agora, estamos lutando para não perder esses direitos”.

Mobiliza manifestações indígenas

Foto: Mídia NINJA

É uma das principais articuladoras do Acampamento Terra Livre, que reúne milhares de indígenas de todo país em Brasília, ocupando a Esplanada dos Ministérios para exigir seus direitos.

Fala firme na ONU!

Denunciando os ataques do governo federal brasileiro aos direitos indígenas.

Em 2017, Sônia e outras lideranças indígenas brasileiras denunciaram o governo brasileiro na ONU – Organização das Nações Unidas em Genebra, pelo genocídio dos povos originários e pelo não cumprimento das demarcações nos governos anteriores. Em 2014, junto a organizações e lideranças da sociedade civil, também denunciou o governo brasileiro na 25ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas por violações de direitos indígenas no processo de construção de grandes hidrelétricas na Amazônia.

 Luta contra o golpe

Mesmo com diversas críticas aos governos petistas no que tange à demarcação de terras e preservação dos direitos indígenas, foi uma das vozes que lutou contra o golpe político sofrido no Brasil em 2016. Durante o ato Cultura pela Democracia, no Rio de Janeiro, fez um discurso histórico que emocionou todos os presentes para defender a democracia do nosso Brasil.

Articuladora que ultrapassa fronteiras

Já rodou o mundo dando voz as causas indígenas do Brasil. Os caminhos a levaram a encontros com a ubermodel Gisele Bündchen, mas também com lideranças históricas como o Cacique Raoni, liderança indígena kaiapó conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Nesses anos de luta em defesa dos povos originários, Sônia já participou de centenas de eventos nacionais e internacionais, reuniões, manifestações em defesa dos territórios e pelas demarcações das Terras Indígenas.

Grita em defesa da Amazônia!

.

Ninguém imaginava que Alicia Keys preparava essa surpresa em seu show – surpresa essa muito bem recebida pelos críticos e pelo público, todos ficaram brilhando os olhos no palco mundo. A cantora norte-americana, ao som de “Kill Your Mama”, alertou sobre como estamos destruindo nosso planeta e chamou para o palco Sônia, que seria vista e ouvida por milhares de pessoas presentes e pelos telespectadores em casa. O recado foi curto e reto:

Que momento! Entrou para a história do festival e da luta indígena global!

E, além de tudo, é colunista NINJA 🙂

Sem deixar o merchan de lado, informamos com muito prazer que a Mídia NINJA é hoje um dos canais por onde Sônia espalha sua palavra, escrevendo colunas e gravando vídeos periodicamente sobre a luta indígena hoje no Brasil. Veja o vídeo de apresentação e conheça suas suas colunas.