Doutora em Ciência da Literatura, roteirista e professora, Dani Balbi tem um grande feito no seu currículo – é a 1ª professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Agora busca outra conquista – ser eleita deputada estadual no Rio de Janeiro.

Foto: Mídia NINJA

Nascida e criada no Engenho da Rainha, bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro, Dani Balbi tem um grande feito no seu currículo: é a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Como professora, Dani Balbi atua nos movimentos sociais e na linha de frente pelo processo de resistência da educação pública e desmonte do estado do Rio de Janeiro. “A luta dos movimentos sociais é a luta que deve ser ocupada no Parlamento, no campo institucional”, declara.

“A minha fala representa os anseios de um coletivo e precisa ser ecoada”, diz a candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista Brasileiro (PC do B), que quer ser eleita para defender a educação, a comunidade LGBT, valorizar a periferia, a cultura e diversificar a bancada da ALERJ.

Entre as suas propostas está a aprovação da reserva de vagas para pessoas trans e travestis ingressarem nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. A revisão dos protocolos de segurança pública com negrissão antirracista, antigenocida. E, universalização do direito às creches para as crianças e para as mães.

“Que possamos ter uma educação que compreenda os direitos das mães e os direitos das crianças de terem uma formação educacional de qualidade desde o início”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

Este é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/danieli.balbi
▪️ Facebook – facebook.com/danielibalbi
▪️ Tweet – twitter.com/danielibalbi

Apóie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Tweet – twitter.com/CampanhaMulher