Preta e evangélica, Benedita da Silva fez história no Brasil e segue na luta com as mulheres para darem o seu grito de liberdade em uma eleição histórica

Benedita da Silva é candidata a deputada federal no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

Benedita da Silva quebrou diversas barreiras na política brasileira e, aos 80 anos de idade, conserva a agilidade e dinamicidade na luta contra o racimo e e na defesa das mulheres, crianças e adolescentes menos favorecidos.

Ela é candidata à reeleição para deputada federal pelo PT do Estado do Rio de Janeiro e crê que estamos diante de uma eleição significativa para a vida das mulheres brasileiras e os direitos constitucionais da população.

“É a eleição de nossas vidas. A votação de outubro será um campo enorme e vasto para as mulheres darem o seu grito de liberdade”.

Benedita tem uma história de vida pautada na luta para conquistar espaços de poder ocupado por homens brancos e ricos em defesa do Brasil que, em sua maioria, é feminino e negro. “Na luta dos trabalhadores e trabalhadoras as mulheres ficaram para trás e as negras mais ainda. Então é uma coisa muito forte para nós, que somos a maioria da população brasileira, estar fora desse contexto. O Brasil só terá jeito quando investirem, profundamente, na maioria da população, que somos nós, a população negra”, declara.

Benedita da Silva manteve a coerência em todos os mandatos e cargos que assumiu e boa parte do eleitorado se sente representado por ela. Já foi vereadora, deputada federal, senadora, vice-governadora, governadora, ministra de Desenvolvimento Social do primeiro Governo de Lula, e secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

Em 2002, quando governou o estado do Rio de Janeiro, numa decisão inédita, nomeou 20% de negros para o primeiro escalão. Implantou a lei cotas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Campanha de Mulher

Esta entrevista é uma realização da Mídia NINJA, Pretas e Pretos no Poder e 342 Artes e faz parte do nosso trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidato? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/instadabene
▪️ Facebook – facebook.com/blogdabenedita
▪️ Twitter – twitter.com/dasilvabenedita