Foto: Presidência Chile

No começo deste mês, o presidente Gabriel Boric anunciou o lançamento do plano “Menos Armas, Mais Segurança”, que também vai incluir a reforma da polícia chilena, os chamados Carabineros, e a proibição total do porte de armas.

“A violência armada não será mais tolerada. Peço a este honorável Congresso todo o apoio para aprovar uma lei que nos permita avançar para a proibição total do porte de armas. Um Chile sem armas é um Chile mais seguro”, disse o presidente.

“Estamos vendo o que acontece em outros países, não vamos deixar que aconteça conosco no Chile”, completou.

Além disso, destacou que “esse projeto de lei que apresentaremos em breve ao Congresso, tem o dever de fortalecer as instituições de fiscalização”.

“Da mesma forma, e junto com as instituições policiais, vamos aumentar as inspeções para desarticular organizações dedicadas ao tráfico ilegal de armas”, finalizou o Boric.

Vale ressaltar que os objetivos do Plano “Menos Armas, Mais Segurança” do Governo é reduzir o número de armas de fogo no mercado ilegal para ajudar a diminuir os índices de homicídios e crimes violentos. Além de interromper o fluxo de armas legalmente registradas para uso em atividades criminosas.

Com informações de Emergentes