A onipresença do agronegócio em Lucas do Rio Verde. Foto: Mídia NINJA

Por Maria Vitória de Moura

Lucas do Rio Verde, cidade com quase 68 mil habitantes, em Mato Grosso, possui mais de dois terços da sua área total, aproximadamente 270 mil hectares, destinada para o cultivo de soja e milho em monocultura. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do agronegócio representa mais de um terço de tudo que é produzido pelo município, tendo um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do setor do agronegócio do Brasil e de Mato Grosso.

O que é visto pelo governo do estado e do município como uma vitória, acarreta em consequências desastrosas para a população, principalmente em relação ao grande uso de agrotóxicos nas monoculturas que pouco se distanciam dos moradores. Ao passar pela BR-163, que corta o município, não demora muito para avistar imensidões quilométricas de soja e maquinários pulverizando agrotóxicos no solo e no ar. As estruturas mais amplas do agro também são visíveis ao se deparar com o grande comércio de maquinário e outras ferramentas utilizadas pelo setor já nas entradas da cidade.

Porém, o “coração da maior região produtora de grãos do país”, como os setores do agro intitulam Lucas do Rio Verde, também pode e deve ser visto pelo outro lado das estatísticas. Entre fevereiro e junho de 2010, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) coletou amostras de leite materno de 62 mulheres, 3 delas da zona rural. A presença de agrotóxicos foi detectada em todas as amostras. Entre os agrotóxicos encontrados havia substâncias proibidas há mais de 20 anos no Brasil. O DDE, proibido em 1998 por causar infertilidade masculina e abortos espontâneos, foi o mais encontrado. Em algumas amostras havia a presença de até seis agrotóxicos.

De um lado o agronegócio e do outro uma cidade refém dos agrotóxicos

A bióloga Danielly Palma, autora do estudo, afirma que a contaminação ocorre principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, mas também por inalação e contato com a pele. No ano anterior à pesquisa, em 2009, mais de 5 milhões de litros de agrotóxicos foram utilizados no município. Dados de 2014, apurados pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, apontam que naquela ano foram consumidos 120 litros de agrotóxicos por habitante em Lucas do Rio Verde, demostrando o alto índice nacional de consumo e destacando a gravidade ampliada em cidades de Mato Grosso.

Além da contaminação dos alimentos, incluindo aqueles cultivados para além dos setores do agronegócio, a pulverização aérea de agrotóxicos acaba por contaminar o entorno e a cidade de Lucas do Rio Verde. As chamadas “chuvas” de agrotóxico, frequentes nas monoculturas da região, levam partículas de veneno para a água, o solo e o ar.

Em março de 2006, a população do município observou que névoas de agrotóxicos oriundas de pulverizações aéreas danificaram hortaliças e plantas nas ruas e quintais da cidade. Com isso, o Sindicato de Trabalhadores Rurais e o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFMT), em conjunto com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT), se juntaram na avaliação do risco ocupacional e ambiental das pulverizações, a fim de buscar medidas de mitigação, prevenção e controle.

O caso ficou conhecido como “acidente rural ampliado”, quando as consequências da chamada agricultura moderna ultrapassa seu local e foco, passando a atingir agressivamente a população, o meio ambiente local e a saúde coletiva. Com o estudo, destacou-se que as medidas de mitigação a curto prazo eram em grande medida ineficazes, era preciso um movimento social em massa para garantir mudanças extremas no método de cultivo em Lucas do Rio Verde.

Um dos maiores desafios encontrados foi justamente o orgulho do estado e do município em ocupar dentro do agronegócio não apenas um setor de referência, mas também de aparente prosperidade. Uma das maiores provas dessa barreira é o financiamento de pesquisas, pela própria prefeitura, batendo de frente com os dados de alerta de pesquisadores que estudam os malefícios do agro no município.

Durante sete anos, entre 2007 e 2014, pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) monitoraram Lucas do Rio Verde como estudo de caso para as consequências da utilização de agrotóxicos.

Os pesquisadores registraram pulverizações de agrotóxicos por avião e trator realizadas a menos de 10 metros de fontes de água potável, córregos, criação de animais e de residências, desrespeitando legislação estadual sobre pulverização aérea e terrestre. Foi verificada ainda a contaminação de resíduos de vários tipos de agrotóxicos em 83% dos 12 poços de água potável da cidade, incluindo em escolas. Amostras da água da chuva também alertaram para contaminação de 56%.

Em oposição aos dados científicos de duas grandes organizações brasileiras, a UFMT e a Fiocruz, a prefeitura de Lucas do Rio Verde encomendou aos laboratórios Ecolabor e Tasqa do Estado de São Paulo e Analítica de Cuiabá (MT) a análise da água no município. A pesquisa encomendada atestou a segunça da água e a prefeitura se vangloriou em seus meios de comunicação: “[as pesquisas] comprovam mais uma vez a qualidade da água consumida pela população de Lucas do Rio Verde”.

O coração do agronegócio está claramente doente. Mato Grosso, estado referência na produção de grãos não apenas em Lucas do Rio Verde, mas também em outras regiões igualmente afetadas pelas consequencias do agro, sustenta um modelo que enriquece, mas concentra. Que produz, mas não alimenta. Lucas do Rio Verde é a imagem perfeita desse adoecimento.