Arte: Potências Negras

Dois dos maiores ídolos do futebol africano, o camaronês Samuel Eto’o e o marfinense Didier Drogba, reagiram com revolta às declarações de dois médicos franceses que sugeriram o teste de vacinas contra o coronavírus na África.

Durante um programa de TV, o professor Jean-Paul Mira, do Cochin Hospital, em Paris, sugeriu que o continente fosse usado para os testes porque “não tem máscaras, nem tratamento” para a doença. Outra debatedora, Camille Locht, do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica, concordou e disse que a ideia está sendo “seriamente considerada”.

Pouco depois das declarações, Eto’o usou uma rede social para compartilhar o vídeo do programa de TV e repudiar a atitude.”A África não é um lugar para vocês brincarem”.

View this post on Instagram

Drogba (@didierdrogba), Eto'o (@setoo9) e Demba Ba (@demba_bm), três dos maiores jogadores africanos se posicionaram contra falas racistas de médicos sobre fazer testes de vacina no continente. Em um programa no canal LCI, da França, dois médicos conversam sobre a possibilidade de testar a vacina BCG no combate ao novo coronavírus mas sugerem que os testes sejam feitos no continente africano, já que lá "não há máscaras nem tratamento nem reanimação". . Demba Ba postou o vídeo que mostra o racismo na fala médica com a legenda – "Bem-vindo ao Ocidente, onde os brancos se consideram tão superiores que o racismo e a debilidade são banalizados. Hora de se levantar!" – e Eto'o comentou com um xingamento. . Drogba fez uma postagem mais extensa, dizendo que a África não é um laboratório de testes e reforçando que estamos todos juntos na luta conta o vírus. – "Nos deixe nos salvar deste vírus louco, que está abalando a economia mundial e devastando a saúde da população pelo mundo. Não tomem os africanos como cobaias humanas! É absolutamente nojento… Os líderes africanos têm a responsabilidade de proteger a população dessas conspirações horríveis. Que Deus nos proteja", complementou o jogador na postagem. #racismo #Africa #coronavirus

A post shared by Mídia NINJA (@midianinja) on

Drogba também se indignou com os comentários. Em uma rede social, ele disse que os médicos tratam os africanos como ratos de laboratório.

“É inadmissível que continuemos a aceitar isso. Eu denuncio essas declarações racistas. Nos ajudem a salvar vidas na África e a parar a disseminação do vírus em todo o o mundo, em vez de nos considerar ratos de laboratório. Isso é absurdo! Os líderes da África têm a responsabilidade de proteger as pessoas desse plano terrível.”

Em resposta, ativistas negros no Brasil vieram à público denunciar o racismo nas falas dos médicos.

Leia na íntegra a nota:

Vidas que valem

A Covid-19 é uma pandemia, atinge toda a humanidade. Na China e no continente europeu o número de vítimas diárias choca o noticiário mundial. Cientistas já pesquisam sobre uma vacina que não se sabe as contraindicações e reações que o medicamento terá no corpo humano.

Cientistas franceses sugerem que esta vacina seja testada primeiro na África, continente com o menor número de pessoas infectadas, até o momento. O levantamento mais recente aponta 23 mortes em todo o continente africano, enquanto Estados Unidos tem 2.988, China tem 3.314, Espanha tem 7.716 e Itália tem 11.591 mortes.

A África serve de laboratório para experimentos de europeus há séculos. Isso é mais um atestado de como ainda animalizam corpos pretos e africanos. É, na prática, o que Achille Mbembe denuncia como “necropolítica”, quando o Estado decide quem deve morrer.

Se os testes precisam e devem acontecer, que sejam realizados nos países com maiores índices de infectados. O povo Africano não é cobaia!

@potenciasnegras

Compartilhe a campanha!

View this post on Instagram

Vidas que valem A Covid-19 é uma pandemia, atinge toda a humanidade. Na China e no continente europeu o número de vítimas diárias choca o noticiário mundial. Cientistas já pesquisam sobre uma vacina que não se sabe as contraindicações e reações que o medicamento terá no corpo humano. Cientistas franceses sugerem que esta vacina seja testada primeiro na África, continente com o menor número de pessoas infectadas, até o momento. O levantamento mais recente aponta 23 mortes em todo o continente africano, enquanto Estados Unidos tem 2.988, China tem 3.314, Espanha tem 7.716 e Itália tem 11.591 mortes. A África serve de laboratório para experimentos de europeus há séculos. Isso é mais um atestado de como ainda animalizam corpos pretos e africanos. É, na prática, o que Achille Mbembe denuncia como “necropolítica”, quando o Estado decide quem deve morrer. Se os testes precisam e devem acontecer, que sejam realizados nos países com maiores índices de infectados. O povo Africano não é cobaia! @potenciasnegras #NovoCoronaVirus #Covid19 #AfricansAreNotLabRats #politicademorte #AfricaNaoÉCobaia #PretoNaoÉCobaia #potênciasnegras #africanosnaosaoratosdelaboratorio #isolamento #coronavirus #povosafricanos #africanpeople

A post shared by Potências Negras (@potenciasnegras) on