Circuito semanal conta com seis obras nacionais, incluindo “Sol”, novo filme da premiada cineasta e produtora brasileira Lô Politi (“Alvorada” e “Jonas”)

Com Rômulo Braga e Everaldo Pontes no elenco, “Sol” aborda questões familiares e de afetos. Foto: Divulgação / Paris Filmes

Por Sérgio Madruga

Os lançamentos cinematográficos de dezembro seguem efervescentes! Nesta semana, o cinema nacional marca presença com seis títulos, abordando diversos temas. A diretora e produtora brasileira Lô Politi, de “Alvorada” (2021) e “Jonas” (2015), apresenta o premiado “Sol”, seu novo longa sobre questões familiares. Quem também é expert em falar sobre as relações humanas é o nova-iorquino Noah Baumbach, de “História de Um Casamento” (2019) e “Frances Ha” (2012). Desta vez, ele leva às telonas o filme “Ruído Branco”, drama apocalíptico estrelado por Adam Driver e sua parceira – e também cineasta – Greta Gerwig.

O gênero do documentário está muito bem representado neste circuito, com “MUCO – Contradição na Tradição”, que faz uma análise dos princípios do Yoga e da cultura indiana, “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”, que mergulha na vida e carreira de uma das autoras mais conhecidas no país, e “O Tablado e Maria Clara Machado”, apresentando a história do Teatro de Tablado e de sua criadora.

Destaque também para “Ela Disse”, filme baseado no livro de mesmo nome das jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey, do The New York Times. O longa retrata os casos de assédio sexual que resultaram no movimento #MeToo, que eclodiu no ano de 2017, ganhando força entre as atrizes e mulheres da indústria audiovisual norte-americana.

“Sol”

A cineasta Lô Politi apresenta seu novo filme, que estreou na edição de 2021 da Mostra de Cinema em São Paulo, além de também ter sido exibido no Festival do Rio, onde o protagonista Rômulo Braga saiu com o prêmio de Melhor Ator. No filme, ele interpreta Theo, um homem tentando reatar conexões de sua vida. Depois de um ano sem ver sua filha Duda, ele está novamente com ela, mas o passado bate à sua porta. Telefonemas insistentes de uma desconhecida avisam que seu pai, Theodoro, está em estado delicado num hospital, numa pequena cidade do interior da Bahia. Desse reencontro, feridas mal resolvidas do passado reaparecem, e pai e filho precisam acertar essas contas. Entre eles, um novo elemento: a pequena Duda, uma menina esperta que se apega ao avô, e, por meio desse novo laço, pode o aproximar de seu pai, um homem calado e distante. Pelo mesmo papel, Rômulo também foi premiado no BRICS Film Festival (China) e no Inffnito Film Festival (Miami). Everaldo Pontes e Malu Landim também estão no elenco.

Assista ao trailer do filme:

“Ruído Branco”

Após o aclamado “História de Um Casamento”, o cineasta Noah Baumbach e o ator Adam Driver voltam a trabalhar juntos nesta adaptação do livro homônimo de Don Delillo, de 1985. O filme acompanha o drama de uma família americana contemporânea, que tenta lidar com os conflitos da vida cotidiana em meio a questões filosóficas e universais, como o amor, a morte e a possibilidade de felicidade em um mundo repleto de incertezas. Além de Driver, o elenco conta com Greta Gerwig – que também é cineasta e parceira de Noah -, Raffey Cassidy, Don Cheadle e Jodie Turner-Smith.

Assista ao trailer do filme:

“MUCO – Contradição na Tradição”

Abordando os princípios éticos e morais do Yoga, o documentário é dirigido pelo professor de Yoga, escritor e ativista Oberom, que também assina a produção ao lado de Céu Bittencourt, Orlando Chavatta e Samadhi. O filme apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia com a finalidade de entender as implicações que esta prática milenar tem em nossa sociedade. Ao longo da jornada, desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga. O documentário também desvenda elementos do imaginário Ocidental acerca das tradições espiritualistas da Ásia. “MUCO” já venceu 21 prêmios, sendo 13 deles de Melhor Documentário, em festivais como o Colombo Independent Film Festival, Sri Lanka; Cinematic European Film Festival, Romênia; Angkor Wat Independent Film Festival, Camboja; Global India International Film Festival, Índia; entre outros.

Assista ao trailer do filme:

“Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”

Abordando a história da renomada escritora Clarice Lispector (1920-1977), o documentário é dirigido pela pernambucana Taciana Oliveira, que assina o roteiro ao lado de Teresa Montero. Com o mesmo título da obra de Clarice, publicada em 1984, o filme mergulha na intimidade da escritora abordando aspectos pouco explorados de sua personalidade e história, apresentados na narrativa textual e visual. Além de um material especial e inédito, a produção resgata a participação da escritora no programa “Os Mágicos”, da TV Educativa, em dezembro de 1976. O longa conta também com entrevistas e depoimentos de amigos e familiares da autora, intercalados com imagens da natureza e inserções de textos de Lispector, lidos por nomes como Andrea Veruska, Cristina Pereira, Elias Andreato, Eucir de Souza, Isabela Piquet e Jorge de Paula.

Assista ao trailer do filme:

“Ela Disse”

Baseado no livro homônimo das repórteres do New York Times, Megan Twohey e Jodi Kantor, que revelam uma das histórias mais importantes em uma geração: os casos de assédio do produtor Harvey Weinstein. A história ajudou a lançar o movimento #MeToo e quebrou décadas de silêncio sobre o abuso sexual em Hollywood. A direção do filme é assinada por Maria Schrader. No elenco estão nomes como Carey Mulligan, Zoe Kazan, Patricia Clarkson e Mike Houston.

Assista ao trailer do filme:

“Uma Mulher do Mundo”

Marie é uma prostituta independente, mãe solo e membro engajada do sindicato das profissionais do sexo. Quando seu filho, que ama cozinhar, é expulso da escola, ela o matricula em um renomado curso de culinária francesa, mas seu otimismo contagiante não é suficiente para pagar as mensalidades. Quanto Marie terá de sacrificar para que seu filho tenha oportunidades melhores do que as que ela teve? A direção é de Cécile Ducrocq. O elenco é formado por Laure Calamy – indicada ao Cesar 2022 de Melhor Atriz pelo papel -, Nissim Renard, Béatrice Facquer, Romain Brau, Maxence Tual e Sam Louwyck.

Assista ao trailer do filme:

“Hashtag”

Novo filme de Caio Sóh (“Canastra Suja” e “Por Trás do Céu”), que aborda a história de Bia Leal, uma modelo e influenciadora digital bastante famosa, que bota tudo a perder e se vê completamente desconectada da realidade e de sua família. O elenco é formado por Rhay Polster, Paula Burlamaqui, Léo Rosa, Gabriel Antunes, João Vancini, Daniel Ávila, Edu Reyes, Cacá Ottoni e David Junior.

Não há nenhum trailer do filme disponível.

“O Tablado e Maria Clara Machado”

Com direção de Creuza Gravina, o documentário apresenta a história do Teatro Tablado e de sua fundadora Maria Clara Machado, contada através de sessenta e dois depoimentos de ex-alunos de diferentes gerações. Marieta Severo, Malu Mader, Cláudia Abreu, Lúcio Mauro Filho, Marcelo Serrado, Bárbara Heliodora, Ernesto Piccolo, Lupe Gigliotti, Louise Cardoso, Cacá Mourthé, Leandro Hassum, Andréa Beltrão e muitos outros, dão seus depoimentos. O filme conta também com a participação dos professores do curso de teatro e de amigos que acompanharam o trabalho da escritora, como Gilberto Braga e Marcos Palmeira.

Assista ao trailer do filme:

“Pronto, Falei”

Nessa comédia dirigida por Michel Tikhomiroff, Renato é um jovem tímido e inseguro, que expressa o que verdadeiramente pensa apenas através de e-mails, dizendo tudo o que pensa sobre pessoas próximas a ele. Mas na hora de enviar, ele não envia, deixa salvo na pasta de rascunhos. Um dia, sem nenhuma explicação, todos os seus rascunhos são enviados e, de uma hora para outra, ele precisa enfrentar as terríveis consequências de ser quem realmente é. O elenco conta com nomes como Nicolas Prattes, Rômulo Arantes Neto, Kéfera Buchmann e Duda Santos.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (1º)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (24)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (17)