Foto: AP

Um grupo de manifestantes feministas realizou uma performance em protesto no Festival de Cinema de Cannes no domingo, liberando nuvens de fumaça de dispositivos portáteis e exibindo um longo banner para a imprensa global. A informação é da revista Variety.

Na estreia de “Holy Spider”, o thriller centrado na mulher do diretor Ali Abbasi, cerca de 12 mulheres em trajes formais se reuniram nas famosas escadas do Palais com os punhos levantados, enchendo o espaço com uma espessa fumaça preta e segurando um pergaminho gigante com uma lista de 129 nomes de mulheres. A lista, segundo o grupo, destaca “129 feminicídios na França desde o último festival de Cannes”.

https://twitter.com/TheGregoryE/status/1528371211096317952

https://twitter.com/fgeffardAFP/status/1528389972599853056

A segurança parecia imperturbável com o evento, permitindo que os manifestantes fossem filmados e fotografados. Uma fonte próxima à produção disse que o protesto não foi um golpe coordenado para promover o filme, que trata sobre sobre um jornalista que viaja para a cidade sagrada iraniana de Mashhad para investigar um serial killer que assassina profissionais do sexo.

De acordo com o site Challenges, o protesto foi vinculado à exibição do documentário “Riposte” em Cannes no domingo, que é sobre ativistas feministas.

O protesto aconteceu antes da chegada do elenco e dos cineastas de “Holy Spider”, disse a fonte, que acrescentou que a caravana de veículos que transportavam as celebridades foi parada brevemente no Boulevard de la Croisette antes de chegar ao topo do tapete vermelho.

O filme é baseado na sombria história real do serial killer Saeed Hanaei, que acreditava estar em uma missão sagrada para limpar as ruas do pecado, de acordo com a sinopse do filme. Abbasi escreveu o roteiro com Afshin Kamran Bahrami. O filme é estrelado por Zar Amir Ebrahimi e Mehdi Bajestani.

Publicado originalmente em Variety