Brasil enfrenta Coréia do Sul nesta segunda-feira (05), às 16h, horário de Brasília

Richarlison segurando troféu ao lado do Son, ambos sentados abraçados ambos vestidos de camisa branca olhando sorridente para frente

 

Por Jhanyfer Carvalhos

O fenômeno sul-coreano, ou a onda Hallyu como é conhecido desde 1990, tem conquistado pessoas do mundo inteiro. Na abertura da Copa Catar 2022 percebemos a força da onda coreana, que vem sendo adotada por muitos como um estilo de vida. Um exemplo dessa potência musical e política foi o cantor sul-coreano Jungkook como atração principal na abertura da Copa Catar 2022.

Em entrevista, Bruna Neves da fanbase Jeon Jungkook Brazil no Twitter contou: “O BTS tem um projeto há 5 anos com a Unicef Korea e eles foram enviados especiais do país na 76ª Assembleia Geral da ONU. Eles são embaixadores da Generation Unlimited na Unicef que é voltada para ajudar a acabar com a violência, o abuso, o bullying, e promover a autoestima e o bem-estar entre crianças e jovens no mundo, e as participações com a ONU foram voltadas para os desafios da nova geração e o impacto da pandemia na vida dos jovens”.

Jungkook foi o rosto da abertura do mundial, junto com o artista e ativista catariano Fahad Al-Kubaisi para participar desse momento no país onde é rodeado de controvérsias sobre direitos das mulheres e homofobia.

Cantor sul-coreano Jungkook ao lado do cantor catariano Fahad Al-Kubaisi cantando na abertura da Copa Catar 2022

Sinais de que o hallyu está envolto em diversas frentes e leva a importantes diálogos sociais e políticos também foram visíveis na última eleição no Brasil. Os fãs brasileiros do kpop, estilo musical sul-coreano, criaram hashtags como: “Speak Yourself”, “Today We Vote”. (O voto é seu, mas o futuro é nosso), segundo a Uol. As army’s brasileiras (fãs do grupo de kpop BTS) promoveram projeções na capital paulista, que tomou proporções gigantescas, incentivando jovens a tirarem o título de eleitor. Jovens incentivam seus pares a irem às urnas votar contra o governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, como forma de lutar pela liberdade e defesa social aos direitos humanos.

Série sul-coreana Round 6 da Netflix

Essa expansão, que tem acontecido de forma global, também envolve vias cinematográficas. Os filmes e as novelas sul-coreanas (k-dramas) têm conquistado adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres de faixas etárias diversas.

“Quando eu assisto aos dramas coreanos, eu me identifico mais com as histórias das mulheres, da parte do trabalho, de ter que abrir mão em prol de alguma coisa, se manter no trabalho e é quase a mesma coisa que acontece aqui no país da gente”, contou a professora carioca Joseane Novaes, de 48 anos.

“A parte da representação masculina que me cativa é que tem sempre aquele mocinho que corre atrás, parece muitos os livros de romance, e antes não tinha muito essa parte do homem sofrer, de ficar esperando a mulher, porque nós vivemos num país muito machista, então o que me conquistou de verdade foi exatamente isso deles demonstrarem, deles esperarem e os dramas coreanos trazem isso, à espera, a conquista, o querer construir algo juntos e isso é muito legal. Eu assisto desde a parte mais jovem, escolar pois sou da educação, e também aprecio a parte histórica com a riqueza de detalhes com que eles trazem a parte cultural da Coréia que ninguém conhecia.”

O movimento (Hallyu) em expansão envolve também a gastronomia, arte, cultura, entre outras áreas, também inclui o esporte. Segundo a Korean Culture Center: ”O futebol é um dos esportes mais populares da Coreia do Sul. A K League (Liga Coreana de Futebol Profissional) acontece de março a novembro de cada ano, com uma competição acirrada entre 12 times regionais. Vale a pena ver a torcida entusiástica dos Red Devils, o grupo de apoio oficial da Seleção Coreana de Futebol. Vários jogadores de futebol sul-coreanos tiveram sucesso no cenário global, incluindo Park Ji-sung, que jogou pelo Manchester United, o atacante do Tottenham Hotspur, Son Heung-min, e Ki Sung-yueng, do Newcastle United”.

Além do futebol, outro esporte amado pelos sul-coreanos e brasileiros é o taekwondo. Regressando ao assunto futebol, o jogador sul-coreano Son, é um grande fã da seleção brasileira. Aliás, Son é um grande amigo e companheiro de time do jogador brasileiro Richarlison, ambos jogam juntos no time inglês Tottenham (Spurs). Os jogadores, Son e Richarlison se enfrentam pela primeira vez na Copa Catar 2022 nesta segunda-feira (05), às 16h horário de Brasília.

Esse grande momento tem deixado os brasileiros agitados, gerando memes e vídeos divertidíssimos na internet, mostrando como o coração dos torcedores brasileiros e dos sul-coreanos que moram no Brasil têm se dividido. Eles esperam uma boa recepção em campo e um memorável reencontro entre os amigos.

Além de Son, outros jogadores sul-coreanos vêm deixando a torcida brasileira animada, tanto pelo jogo em si, quanto pela beleza em campo de ambos os times.

O Brasil precisa ganhar as oitavas de finais contra a Coréia do Sul para ir rumo ao hexa. Apesar de ser uma seleção que pouco se esperava, a Coréia do Sul fez um jogo interessante, chegou a um grande momento, desbancou seleções renomadas como o Uruguai, e ganhou de virada na última partida contra a seleção de Portugal do renomado CR7 Cristiano Ronaldo. Portanto, as próximas horas serão decisivas para ambas as seleções, mas aguardamos desejosos pela vitória do time brasileiro, torcendo fervorosamente rumo a mais um título mundial.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube