Foto: Mídia NINJA

O Movimento de Trabalhadores Sem Teto lançou hoje, 25 de junho, nota pública em que repudia as prisões arbitrárias de lideranças dos movimentos de moradia do centro de São Paulo realizadas ontem e reforça que há uma crescente investida do Estado para criminalizar aqueles que buscam dar dignidade aos que não tem teto. Confira a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA!

Uma operação do DEIC, da Polícia Civil de São Paulo, realizou nesta segunda feira, 24 de junho, 17 buscas e apreensões e 4 prisões temporárias decretadas de lideranças de movimentos de moradia que atuam no centro de São Paulo.

Até o momento são desconhecidas as razões cabíveis para as ações realizadas nesta manhã e sequer o Inquérito Policial pode ser analisado pelos advogados de defesa.

O MTST externa a sua preocupação em mais uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais. A mãe de uma das detidas, Carmen Silva, liderança do MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro), que também teve sua prisão decretada, já havia sido inocentada das mesmas acusações no início deste ano.

Manifestamos solidariedade às lideranças detidas, familiares e amigos e estamos atentos, acompanhando o caso. A luta por moradia é justa e legítima, não aceitaremos que lutadores sejam tratados como criminosos!

Repudiamos à tentativa de atribuir a prática isolada de oportunistas e aproveitadores a lideranças e movimentos sociais históricos que lutam legitimamente por moradia digna.

Por fim, o MTST esclarece que não possui lideranças suas detidas ou sob investigação, mas que não deixará de acompanhar e ajudar no que for necessário e estiver ao seu alcance as vítimas dessa perseguição política.

Liberdade imediata para as pessoas detidas! Quem ocupa não tem culpa!

MTST, a luta é pra valer.