“Hoje, nós mostramos como atua a Polícia Federal, que não é aparelhada politicamente”, disse Dino

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pontuou que a atuação da Polícia Federal, que deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa que pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades não age de maneira política, como foi o tom durante o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Com duras críticas por aparelhamento, a Polícia Federal chegou a ter Alexandre Ramagem, amigo íntimo da família Bolsonaro, dias depois de vir a público o conteúdo da reunião ministerial onde o ex-presidente afirmava que “era preciso atuar para interromper ações de investigação contra sua família. Os Bolsonaro respondem na Justiça graves denúncias da prática de peculato, no caso das rachadinhas.

O atual senador e ex-juiz Sérgio Moro (UB) era um dos alvos, de acordo com a investigação. Sérgio Moro chegou a denunciar o aparelhamento político no alto comando da Polícia Federal realizado pela família Bolsonaro, para que inquéritos não avançassem contra os filhos do ex-presidente, e contra ele próprio.

De acordo com Flávio Dino, assim que soube do plano criminoso, ele contatou imediatamente o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o informou dessa possibilidade, além de determinar que a Polícia Federal se mobilizasse, tendo em vista que a situação se inseria na sua competência pelo fato de ter uma repercussão interestadual, à luz do artigo 144 da Constituição Federal.

“Quando há uma repercussão internacional ou interestadual de um ilícito, a Polícia Federal pode e deve atuar. Esta foi a razão pela qual determinei há aproximadamente 45 dias, que a Polícia Federal acompanhasse esses eventos, ou essas possibilidades, ou esses indícios. Ao longo do trabalho da Polícia Federal, trabalho sério que eu quero mais uma vez homenagear, houve a identificação de que esses indícios eram consistentes por intermédio de vários procedimentos de investigação, que, obviamente, neste momento não podem ser revelados”, afirmou Flávio Dino.