Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto na manhã deste sábado (7) em cerimônia no Expo Center Norte em São Paulo, junto aos partidos que compõem a uma frente ampla pela democracia e contra o fascismo no país. A Mídia NINJA transmite o evento ao vivo em sua página no Youtube.

Reforçando sobre a perseguição política que sofreu para não se candidatar em 2018 e projetos referentes a diversas áreas, Lula também falou sobre o papel da cultura na condução econômica de sua gestão. “Não haverá soberania enquanto o atual governo continuar tratando a cultura e os artistas como o inimigo a ser abatido e não como geradora de riqueza e um dos maiores patrimônios brasileiros”, afirmou.

“Nós precisamos da música, do cinema, do teatro, da dança, das artes plásticas, de livro em vez de armas, a arte preenche a nossa existência. Ela ao mesmo tempo é capaz de retratar e reinventar a realidade, a vida como ela é, como ela poderia ser. Sem a arte, a vida fica mais dura, perde um dos seus maiores encantos. Por isso, vamos apostar muito na cultura e transformar a cultura numa indústria de fazer dinheiro e gerar emprego nesse país”, completou.

O lançamento do movimento Vamos Juntos pelo Brasil reúne os partidos PT, PSOL, Pc do B, PV, PSB, Rede e Solidariedade. Após a cerimônia, como anunciado pela revista Fórum, Lula segue viagem viagem a Minas e ao sul do país, com passagens previstas pelo Rio Grande do Sul e Florianópolis.