Foto: Mídia NINJA

Sob a liderança da deputada federal Célia Xakriabá, foi lançada hoje (3), durante a COP28 a Bancada Pelo Planeta, um chamado internacional que buscando unir parlamentares do mundo para olharem para as florestas e biomas e pensar ações afirmativas e de combate aos impactos das mudanças climáticas.

A mobilização é parte das construções da Frente Parlamentar dos Direitos Indígenas do Brasil e da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e busca fortalecer políticas de proteção ao clima em parlamentos mundiais, a fim de garantir avanços em pautas como proteção da biodiversidade e inclusão dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais no centro das discussões e soluções climáticas.

A Amazônia enfrenta a pior seca de sua história, enquanto o Brasil registra a maior alta de temperatura já documentada, com os termômetros no Rio de Janeiro atingindo 53ºC (125ºF). Um alerta sobre a necessidade urgente de medidas concretas contra os impactos das mudanças climáticas.

A Bancada Pelo Planeta busca enviar um apelo global para a proteção ambiental e pretende mobilizar o restante do mundo para a proteção das florestas e seus povos, reconhecendo a importância vital desse ecossistema global.

“Nesse compromisso da defesa da emergência climática entendemos que ela não é algo do futuro, é algo do presente. Com essa bancada também discutiremos uma campanha “Pare a Guerra Contra as Águas”. É uma iniciativa que ressalta que para avançar nos direitos Humanos, precisamos avançarmos também nos direitos da natureza”, contou Célia durante o lançamento.

O lançamento durante a COP28, com a presença marcante de mulheres indígenas, fortalece o compromisso coletivo de enfrentar a crise climática e preservar a rica biodiversidade dos biomas para as gerações futuras.

“Com essa bancada, iremos discutir financiamento e a importância de que venha na COP, mas volte e vote de maneira diferente no Congresso Nacional brasileiro em relação às questões ambientais, como por exemplo o PL do Veneno. Não se pode ter um projeto que seja pensado pra matar as nossas vidas”, disse Célia.

Confira a lista completa de parlamentares presentes.

Membros do Parlamento Brasileiro confirmados no lançamento:
Deputada Federal Célia Xakriabá
Deputada Federal Flávia Morais
Deputado Federal Amom Mandel
Deputada Federal Camila Jara
Deputado Federal Nilto Tatto
Deputado Estadual Matheus Gomes
Senador Federal Alessandro Vieira
Senadora Federal Leila Barros
Senadora Federal Eliziane Gama

Congressistas internacionais confirmados:
Deputada Kathrin Henneberger (Alemanha)
Juan Carlos Rosada (Colombia)

Congressistas internacionais que aderiram à iniciativa durante o lançamento:
Deputado Raoul Manuel (Filipinas)
Deputada Martina Casas (Uruguai)

Outros membros da Bancada Pelo Planeta que não estiveram na COP:
Deputada Federal Carol Dartora
Deputada Federal Duda Salabert
Deputada Federal Socorro Neri
Deputado Federal Guilherme Boulos
Deputado Federal Airton Faleiro
Deputada Federal Elcione Barbalho
Deputado Federal Marcon
Deputado Estadual Túlio Gadelha
Senadora Federal Augusta Brito
Senadora Federal Leila Barros
Deputada Federal Fernanda Menchiona