Candidata fez história com ocupação trans na Assembleia Legislativa e Câmara dos Vereadores

Foto: Mayra Azzi / Mídia NINJA

Mulher negra e travesti, Erika Hilton fez história nas últimas eleições municipais ao ser a mulher mais bem votada do Brasil para vereadora em São Paulo. Em apenas dois anos de mandato, colhe conquistas na Câmara, tendo presidido a Comissão de Direitos Humanos. Erika encabeçou a primeira CPI que investiga a violência contra pessoas trans do país.

“O Brasil nunca elegeu uma travesti no Congresso Nacional e São Paulo e ainda não teve uma parlamentar negra na Câmara dos Deputados”, diz Erika em sua campanha. “Podemos fazer história e ampliar os espaços de luta pela igualdade, para que todas as gentes, todes nós, possamos brilhar, e não morrer de fome”.

Com o tema “refundar o Brasil”, a campanha de Erika elencou como prioridades políticas o combate à fome e às desigualdades e políticas de garantias de direitos para mulheres, negros, LGBTQIA+, jovens, idosos, trabalhadores, indígenas e pessoas com deficiência. “O nosso projeto político é interseccional. Ou seja, ele une e relaciona as mais diversas áreas para construir propostas integradas, que dialoguem com a vida concreta do nosso povo e que garantam direitos para as maiorias sociais”.

Em sua campanha, Erika ainda reforça que a Câmara dos Deputados nunca aprovou nenhuma lei para combater a violência e garantir direitos à comunidade LGBTQIA+. “Esses fatos não estão desconectados. A política tradicional nunca foi espaço para nós”, diz. “São Paulo precisa ter sim uma representação travesti, negra, em Brasília. Isso já quebra dois paradigmas de exclusão e marginalização gigantesco”.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/hilton_erika
▪️ Facebook – facebook.com/ErikaHiltonSP
▪️ Twitter – twitter.com/ErikakHilton

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher