A Comissão, que completa 28 anos em 2023, nunca havia sido completamente dirigida por mulheres

As deputadas Erika Hilton, Luizianne Lins, Daiana Santos e Jack Rocha — Foto: Câmara dos Deputados

“Participar da condução da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados em um momento de reconstrução do país e da agenda dos Direitos Humanos no Brasil, após quatro anos de desmontes e ataques às minorias, é uma honra e uma responsabilidade gigantescas”, afirmou a deputada federal eleita pelo PSOL São Paulo, Erika Hilton.

Na última quarta-feira (4), Erika fez história mais uma vez ao ser eleita, por unanimidade, vice-presidenta da Comissão ao lado das deputadas federais Jackeline Rocha (PT/ES) e Daiana Santos (PCdoB/RS). A Comissão, que completa 28 anos em 2023, nunca havia sido completamente dirigida por mulheres. Além disso, Erika eleva a grandiosidade do feito sendo a primeira mulher trans a ser vice-presidenta de uma Comissão na Câmara dos Deputados.

Erika Hilton ressaltou que irá trabalhar para construir “a muitas mãos espaços de articulação nacional e emancipação das maiorias sociais minorizadas e historicamente marginalizadas no Brasil”. A parlamentar destacou ainda a importância de pautar temas como o combate ao racismo, à LGBTfobia e a defesa dos direitos das mulheres, quilombolas, indígenas e outras minorias no país.