Foto: Reprodução

O telejornalista e apresentador de TV Richard Madeley pareceu recriar involuntariamente uma cena frustrante do filme “Não Olhe para Cima” na última segunda-feira (11), enquanto discutia com uma ativista climática ao vivo no Good Morning Britain, da TV britânica.

Miranda Whelehan, do movimento chamado “Just Stop Oil”, explicava as ações do grupo ambientalista que tem feito diversas intervenções pedindo o bloqueio dos terminais de petróleo e dando alertas sobre a crise climática no mundo. Ativistas como Miranda têm pedido ao governo que suspenda imediatamente todos os novos investimentos em combustíveis fósseis.

Mas, tal como na cena icônica interpretada por Jennifer Lawrence no filme de Adam McKay, uma mensagem urgente contra catástrofe climática se reduz a uma entrevista cheia de intimidações e bullyng contra a ativista.

Durante o programa, Miranda argumentou: “Eu não acho que nenhum de nós queira atrapalhar a vida das pessoas, mas dada a ciência e as coisas que os acadêmicos estão dizendo sobre o que o petróleo está causando em todo o mundo, este é o nível de ação que precisa ser tomado, quando o governo está falhando em suas políticas energéticas e promessas climáticas”.

Richard respondeu: “Mas você não aceita que é uma discussão muito complicada de se ter. E este slogan ‘Just Stop Oil’ é muito infantil, não é?”

“As respostas são realmente muito simples: precisamos interromper o licenciamento de novos petróleos”, respondeu ela.

Richard então disse: “Como os bloqueios avançam esse argumento? Eles simplesmente não causam nada além de perturbação e vocês obtêm uma reação negativa”.

Ele alegou ainda que o programa de TV não recebeu nada além de “reclamações furiosas” dos espectadores, sem uma única mensagem de apoio.

A ativista ignorou essa crítica e, em vez disso, apontou para as recentes descobertas do IPCC deste ano, que provocavam os países a desistir de usar combustíveis fósseis.

A repercussão no Twitter gerou uma série de comparações ao filme “Não Olhe Para Cima” e não demorou muito para que a cena do longa fosse compartilhada junto às postagens sobre o movimento “Just Stop Oil” na TV.

Fonte: Huffington Post

Mundo só tem três anos para impedir catástrofe climática, alerta IPCC