Presidente Lula também discursou na cerimônia de posse

Foto: reprodução/Youtube

A ex-presidenta do Brasil Dilma Rousseff assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco dos Brics”, em uma cerimônia realizada em Xangai, na China, na presença do presidente Lula.

O NBD é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem a instituição, formada originalmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e posteriormente integrada por Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

O mandato de Dilma como presidente do NBD vai até julho de 2025, e durante seu discurso na cerimônia, ela destacou a importância do papel do banco como financiador de projetos de desenvolvimento sustentável.

Ela ainda ressaltou que a organização buscará financiar projetos com moedas locais, visando priorizar os mercados domésticos e evitar prejuízos com variações cambiais. Para assumir a presidência do banco, Dilma se mudou para Xangai.

Lula também discursou na cerimônia, destacando que o banco dos Brics se destaca diante dos impactos negativos causados pelas mudanças climáticas, pandemia e conflitos armados.

No Brasil, os recursos do Novo Banco financiam projetos de infraestrutura, programas de apoio à renda, mobilidade sustentável, adaptação à mudança climática, saneamento básico e energias renováveis, segundo a ex-presidente brasileira.