Novas séries de “Harry Potter”, “Crepúsculo”, “Game Of Thrones” e live-actions da Disney visam garantir sucesso financeiro em meio a cenário conturbado na indústria

Hollywood. Foto: Mídia NINJA

Por Victor Meira

Nas últimas semanas, vários anúncios aqueceram os corações de fãs das grandes franquias do cinema. Porém as novidades vêm acompanhadas de um clima de incerteza já que o sindicato de roteiristas de Hollywood prepara uma greve para o próximo mês.

A Warner Bros Discovery promoveu o lançamento do seu novo serviço de streaming, a Max, que conta com a junção das plataformas HBO Max e Discovery+. Com a novidade, uma nova série de “Harry Potter” foi confirmada e vai adaptar novamente os sete livros da saga. Além dessa, um novo derivado de “Game Of Thrones” e “The Big Bang Theory” foram garantidos.

Não foi só a Warner que trouxe novos anúncios de suas franquias no último mês. A Disney comunicou a adaptação em live-action de “Moana”, filme de 2017, e começou a escalar o elenco da versão com atores de “Lilo & Stitch”. Outros longas garantidos foram as animações “Zootopia 2”, “Frozen 3” e “Toy Story 5”. Durante a Star Wars Celebration, evento que celebra o universo dos Jedi, a empresa também confirmou três novos filmes em desenvolvimento.

Outros estúdios menores estão trazendo de volta seus sucessos. O Hollywood Reporter noticiou que a Lionsgate quer fazer uma nova adaptação da saga “Crepúsculo”, mas em formato de série. O consultor criativo da DreamWorks, Chris Meledandri, disse que “Shrek 5” pode acontecer, assim como um derivado do personagem Burro, também da mesma franquia.

Foto: Reprodução/Youtube

Não é novidade que Hollywood gosta de explorar seus fenômenos em sequências, derivados e remakes, mas todos esses anúncios mandam um recado, já que uma greve pode estar prestes a estourar na indústria.

A Writers Guild of America (WGA) é o sindicato de roteiristas de TV e Cinema dos Estados Unidos e na última semana seus membros votaram para uma nova greve, com 98% dos votantes sendo a favor. O sindicato não conseguiu chegar em um acordo de novas condições de trabalhos com a Aliança de Produções Televisivas e Cinematográficas (AMPTP).

A greve é para exigir um novo trato com algumas demandas como a regulação do uso de inteligência artificial para criação de roteiros, ajuste salarial e revisão dos residuais para produções no streaming, Plano de Pensão, Fundo de Saúde e garantir a equidade salarial.

Se acontecer, será a primeira greve de roteiristas em Hollywood desde 2007, esta que causou um prejuízo de US$2.1 bilhões no mercado do entretenimento. Na época, várias produções tiveram temporadas reduzidas, adiadas ou foram até canceladas.

Foto: Jengod/WikiMedia Commons

É difícil mensurar como uma nova greve poderia impactar no mercado de streaming, com tantas produções sendo feitas com roteiristas fora dos Estados Unidos. É fato também que um reboot, uma sequência ou um derivado de uma grande franquia pode ser um desenvolvimento rápido ou fácil criativamente, além de ter mais chances de trazer um bom retorno financeiro.

Essa onda de anúncios de sequências e remakes é uma forma de deixar os acionistas mais otimistas frente a uma possível greve. Segundo uma matéria do Valor Investe, a Warner teve um prejuízo líquido de US$7.4 bilhões em 2022. A Disney também está se movimentando e prepara uma demissão em massa, que deve resultar em um corte de mais de 7 mil funcionários globalmente.

Muito se fala sobre a falta de criatividade em Hollywood nos últimos anos por reciclar diversos títulos e pela ausência de roteiros originais. Porém com essas reestruturações e a possível greve do WGA, anunciar derivados de franquias consagradas é uma forma de garantir um sucesso financeiro, seja para cinema, streaming ou televisão.