Em alusão aos 58 anos da data em que o Brasil foi golpeado com a implementação de um regime militar, sangrento e autoritário, a Cine NINJA selecionou 9 filmes que trazem narrativas que nos ajudam a compreender este período da história brasileira. Confira abaixo:

Marighella

Foto: Divulgação

Biografia do guerrilheiro com Seu Jorge no papel principal e primeira direção de Wagner Moura. Estreou no Brasil no final de 2021 após 2 anos de atraso por imbróglio na Ancine e ameaças de censura.

Dirigido por Wagner Moura
Disponível no GloboPlay

Narciso em Férias

Foto: Divulgação

Caetano Veloso num relato íntimo e detalhado de sua prisão pela ditadura militar em dezembro de 1968.

Dirigido por Ricardo Calil e Renato Terra
Disponível no GloboPlay

Pastor Claudio

Foto: Divulgação

Um encontro histórico entre duas figuras pessoalmente antagônicas: o bispo evangélico Cláudio Guerra, responsável por assassinar e incinerar os opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, um psicólogo e ativista dos Direitos Humanos.

Dirigido por Beth Formaggini
Disponível no NET NOW

O Dia Que Durou 21 Anos

Foto: Divulgação

Documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O filme destaca a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.

Dirigido por Camilo Tavares
Disponível no Youtube

Tropicália

Foto: Divulgação

Aborda o importante movimento musical homônimo liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, no final dos anos 60. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos. Ao mesmo tempo, o país sofre com a ditadura dos generais no poder.

Dirigido por Marcelo Machado
Disponível no NET NOW

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Foto: Divulgação

Um dia a vida muda completamente quando os pais decidem sair de férias de forma inesperada e sem motivo aparente. Na verdade, foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno.

Dirigido por Cao Hamburger
Disponível no GloboPlay

O que é isso, companheiro?

Foto: Divulgação

O filme conta o planejamento para o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de companheiros presos na luta armada contra a ditadura militar.

Dirigido por Bruno Barreto
Disponível no GloboPlay

Manhã Cinzenta

Foto: Divulgação

Retrata um casal de estudantes que segue para uma passeata onde o rapaz, um militante, lidera um comício. Eles são presos, torturados na prisão e sofrem um inquérito absurdo dirigido por um robô e um cérebro eletrônico.

Dirigido por Olney São Paulo
Não disponível em streaming

Terra em Transe

Foto: Divulgação

País fictício da América Latina, Eldorado, representa o Brasil daquele momento e a países latino-americanos que viveram o ciclo das ditaduras militares.

Dirigido por Glauber Rocha
Disponível no GloboPlay