Foto: Divulgação/Amazon MGM Studios

Por Bruno Barbosa

Desde o início, o cinema buscou na literatura grande parte da inspiração para seus filmes. Dos best-sellers aos clássicos literários, a sétima arte sempre se beneficiou dessa relação para produzir histórias inesquecíveis. Clássicos como “…E o vento levou” (1935) e contemporâneos, como “Oppenheimer” (2022), antes de ganharem vida nas telonas, ocuparam as páginas. 

No Oscar 2024, cinco dos dez indicados a Melhor Filme são baseados em livros. Conheça: 

Ficção Americana (dir. Cord Jefferson)

O filme que conta a história de um escritor frustrado com o mercado editorial que decide escrever um livro zombando dos estereótipos negros nos EUA e faz um sucesso inesperado foi baseado em “Erasure”, de Percival Everett. Lançado em 2001, foi bem recebido pela estrutura experimental que desafia os limites da metalinguagem. O livro não foi lançado no Brasil. 

Assassinos da Lua das Flores (dir. Martin Scorsese)

O aclamado diretor baseou seu filme na história do genocídio do povo Osage. Nas primeiras décadas do século XX, a nação indígena tinha a maior renda per capita do mundo graças à exploração do petróleo em suas terras, o que gerou inveja e ganância dos brancos e deu início a uma série de assassinatos que chamou a atenção do recém-criado FBI. A história da investigação que revelou a trama por trás do genocídio foi minunciosamente relatada no livro homônimo de David Grann, já publicado no Brasil pela Companhia das Letras. 

Pobres Criaturas (dir. Yorgos Lanthimos)

Um dos filmes mais controversos da temporada, Pobres Criaturas conta a história de Bella Baxter, uma jovem que foi trazida de volta à vida pelas mãos de um cientista excêntrico. Se a semelhança com Frankenstein, de Mary Shelley chama a atenção é porque o livro foi baseado em Poor Things, de Alasdair Gray, que, por sua vez, reinventou a clássica história, com a ingênua e atraente Bella no lugar do monstro assustador. Infelizmente, o livro ainda não tem data de publicação no Brasil. 

Zona de Interesse (dir. Jonathan Glazer)

O perturbador filme baseado no livro homônimo de Martin Amis conta a história de um oficial alemão e sua esposa que levam uma vida tranquila ao lado do campo de concentração de Auschwitz. A história se passa em 1942 e a zona de interesse era o local onde se realizava a triagem dos judeus. O livro foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras. 

Oppenheimer (dir. Christopher Nolan)

O favorito da temporada com um total de 13 indicações ao Oscar, o filme é baseado em “Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, que conta a história de J. Robert Oppenheimer, conhecido como o criador da bomba atômica.  

Além da categoria de Melhor Filme, outros filmes da temporada foram baseado em livros: “A cor púrpura”, baseado no romance homônimo de Alice Walker, e “A sociedade da neve”, baseado no livro-reportagem de Pablo Vierci sobre os sobreviventes da queda do avião nos Andes.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024