Na Copa do Mundo de 2022, três estádios do Catar contam com espaços inclusivos 

Reprodução: Turismo Adaptado

Por Larissa Fernandes e Livia Juliana

Os apaixonados por futebol estão em diferentes lugares do mundo. A Copa é o evento mais aguardado por esses torcedores, cada um de um país, unidos para juntos assistirem às seleções se enfrentando em campo. Apesar do clima amistoso proporcionado pela Copa do Mundo, nem todos podem prestigiar os jogos. É o caso das pessoas com TEA, que por diversas limitações não podem assistir aos jogos nos espaços criados para o público. Pensando nessas pessoas, o Estádio do Catar possui uma estrutura inédita criada para receber os torcedores neurodivergentes.

Salas Sensoriais

As salas sensoriais vão contar com luzes de led, colchões sensoriais, internet e muito mais, tudo para o melhor conforto dos torcedores. Também serão disponibilizados abafadores de sons, brinquedos e cobertas. Vale lembrar que os torcedores que ficarem nas salas poderão sair e circular nas áreas de arquibancada e praça de alimentação dos estádios. Apenas três estádios vão contar com as salas sensoriais, são eles: Al-Bayt, Education City e Lusail. E em mais seis locais próximos as Fan Zones terão mais acessos facilitados. 

Segundo Gianni Infantino, presidente da FIFA, “será a melhor (Copa) de todos os tempos e também a mais acessível.” Entre as novidades estão as salas sensoriais criadas para autistas com sensibilidade auditiva, essas salas vão ter acústica reduzida, o limite será de 10 pessoas dentro das salas, os ingressos devem ser retirados com antecedência e terá direito a um acompanhante. As salas também vão contar com janelas de onde poderão assistir aos jogos e tapetes coloridos.

Desfechos da inclusão

Para entendermos melhor sobre a necessidade e a importância das salas sensoriais conversamos com o Terapeuta Ocupacional Pedro Fernandes Junqui, especialista em Integração Sensorial, atualmente atuando na Clínica GIS- Ginásio de Integração Sensorial. No início da conversa, Pedro nos disse: “Durante os últimos anos temos visto uma maior preocupação com o tema da acessibilidade e pensando na Copa do mundo como um evento que une tantas pessoas e tantas culturas diferentes, a FIFA fez muito bem em dar esse espaço maior para pessoas com dificuldades de lidar com disfunções sensoriais.”

Perguntamos se as salas sensoriais dariam certos em outros eventos como teatro e shows, Junqui disse que seria perfeito, pois temos que pensar em inserir pessoas com TEA ou com disfunção sensorial na sociedade e essa inclusão deve ser feita da melhor forma possível para que todos se sintam confortáveis.  

Durante a conversa, o profissional em Terapia Ocupacional nos disse que os itens ofertados dentro das salas sensoriais no Qatar foram muito bem selecionados por profissionais capacitados. Um dos trechos que nos chamou atenção foi onde Pedro cita o quanto é importante saber o público que será recebido dentro das salas para que tudo seja pensado da melhor maneira possível. “E pensando um pouco mais além das salas sensoriais nos estádios, sendo elas um recurso que possa ser inserido em outros espaços, é muito importante saber qual o público será recebido e qual contexto, para em quais recursos serão ofertados nesta sala.”

A FIFA e o Qatar acertaram em colocar essa possibilidade nos estádios, porém poderíamos ver essa inclusão em todos os estádios para todos os jogos, mas para um teste está sendo válido e esperamos que na próxima Copa do Mundo possamos contar com mais inclusão dentro e fora dos estádios, já que o próximo campeonato será em 3 países diferentes teria mais possibilidade de ter maior acessibilidade nos jogos.