Dois meses depois do assassinato de Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, mais um crime motivado por divergência política é registrado no país

Crime aconteceu em Confresa, zona rural de Cuiabá. Foto: Polícia Civil/Divulgação

Por Mauro Utida

Dois meses após o assassinato do petista Marcelo Arruda, que foi morto pelo policial penal Jorge Guaranho, no dia 9 de julho,  em Foz do Iguaçu, no Paraná, mais um caso de homicídio motivado por questões políticas é registrado no país e mais uma vez a vítima é um eleitor de Lula e o assassino, um bolsonarista.

Desta vez, o crime aconteceu em uma chácara em Agrovila, zona rural de Confresa, cidade a 1.160 km da capital Cuiabá (MT). Um homem, identificado como Bendito Cardoso dos Santos, de 44 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira (7), com golpes de faca e machado, durante uma discussão sobre política, conforme informado pela Polícia Civil, ao g1.

A vítima de Cuiabá era apoiador do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, e o autor do crime, Rafael Silva de Oliveira, de 22 anos, é apoiador do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL).

Porém, a Polícia Civil não incluiu o motivo do crime como político, mas sim por motivo fútil e motivo cruel. O delegado responsável pelo caso, Victor Oliveira, informou ao g1 que o motivo do crime foi a “opinião política divergente”. “A vítima estava defendendo o Lula e o autor, defendendo o Bolsonaro”, diz o delegado Victor Oliveira.

O suspeito foi preso em flagrante por homicídio qualificado, e teve a prisão em flagrante convertida para preventiva.

Violência política

Os dois homens trabalhavam juntos no corte de lenha em uma propriedade e, na noite de 7 de setembro (quarta-feira), começaram a discutir sobre política.

Segundo a Polícia Civil, Bendito deu um soco no rosto de Rafael e, em seguida, pegou uma faca. O autor do crime, então, partiu para cima da vítima e tomou para si a arma branca.

Ainda conforme a versão apresentada pelo delegado, Bendito teria corrido e Rafael o perseguiu e começou a golpeá-lo pelas costas. A vítima teria ficado caída no chão e o autor, aproveitado para acertá-la com golpes na olho, pescoço e testa.

De acordo com o delegado, Rafael foi até um barracão pegar um machado, foi até Bendito, que ainda estava vivo, e o acertou no pescoço.

O autor escondeu as armas do crime e foi andando até a cidade de Confresa, chegou ao hospital e solicitou atendimento médico, pois estava com um corte na mão e outro na testa. Ele alegou que tinha sido vítima de uma tentativa de roubo.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia para prestar depoimento e confessou o crime. Os policiais encontraram a faca e o machado e outros elementos que apontavam para o suspeito no local do crime.

Leia mais:

Bolsonarista invade festa de aniversário e mata líder do PT em Foz do Iguaçu

Justiça decreta prisão preventiva de bolsonarista que atirou e matou Marcelo Arruda

Justiça do Paraná concede prisão domiciliar para assassino do petista Marcelo Arruda