Foto: Divulgação

O guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda morreu assassinado na madrugada deste domingo (10) em sua festa de aniversário de 50 anos de idade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele levou três tiros disparados pelo bolsonarista Jorge José da Rocha Guaranho, da Polícia Penal Federal (PPH).

A Polícia Civil chegou a divulgar que Guaranho havia sido morto após reação de Marcelo Arruda durante a invasão. Posteriormente, a informação sobre o óbito foi desmentida.

Marcelo chegou a ser levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu. Ele deixa esposa e quatro filhos. Conforme informado no boletim de ocorrências, o policial que o matou chegou ao local gritando “aqui é Bolsonaro!”.

A festa tinha como tema a candidatura de Lula e diversas alusões ao PT. Marcelo havia sido candidato a vice-prefeito da cidade pelo partido em 2020 e era diretor do Sindicato de Servidores Públicos do município. A festa acontecia na Associação Esportiva Saúde Física Itaipu (Aresfi).

Conforme informado na revista Fórum, o assassino havia interrompido a festa cerca de 20 minutos antes do assassinato.”Ele parou seu carro do lado de fora da Aresfi, onde acontecia a comemoração, aos gritos de ‘é Bolsonaro, seus filhos da puta’. Ele estava com sua esposa e filha no carro”. Naquele momento ele avistou Marcelo, apontou o revólver e prometeu voltar e “matar todos” na festa, à revelia da própria esposa que o acompanhava e o pedia para ir embora.

Depois de vinte minutos, Jorge voltou ao local e disparou primeiro tiro foi na perna de Marcelo Arruda. O policial aproximou-se e deu outro tiro nas costas. Marcelo, que havia apanhado um revólver funcional após a primeira ameaça, reagiu com cinco tiros contra Jorge. Segundo as testemunhas, Marcelo evitou que uma chacina ocorresse na festa.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios. Segundo a RPC, o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antonio Jahnke, afirmou que a Polícia Civil investigará as motivações do crime.

Durante a manhã deste domingo, o caso foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, provocando uma série de reações:

https://twitter.com/zeliaduncan/status/1546161419640602624