Defesa pode recorrer da decisão. Jorge Guaranho está preso acusado de assassinar Marcelo Arruda na própria festa de aniversário, que tinha como tema o PT e o ex-presidente Lula

Marcelo Arruda (esq.) foi assassinado pelo bolsonarista Jorge Guaranhos no último dia 9 de julho. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O policial bolsonarista Jorge Guaranho, acusado de matar o tesoureiro do PT Marcelo Arruda, vai a juri popular por homicídio duplamente qualificado.

A decisão é do juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, e foi proferida nesta quinta-feira (1º). A defesa de Guaranho pode recorrer da decisão.

O crime aconteceu em 9 de julho, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Marcelo Arruda foi baleado na própria festa de aniversário, que tinha como tema o PT e o ex-presidente Lula.

Ao ser atingido por Guaranho, o petista revidou e baleou o policial. O bolsonarista está preso desde 13 de agosto no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na decisão desta quinta, o juiz julgou procedente a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR) contra o réu por homicídio duplamente qualificado.

A defesa do acusado pediu à Justiça que Guaranho não respondesse por um crime qualificado. Porém, o juiz decidiu que as provas apresentadas até aqui justificam manter as qualificadoras de crime cometido por motivo fútil e que resultou em perigo comum.

“Qualquer aprofundamento da análise deste juízo em relação às provas relacionadas à qualificadora em questão, como pretende a Defesa em memoriais, implicaria indevida intromissão no mérito da imputação e injustificada interferência na competência constitucional do Conselho de Sentença”, diz a decisão.

O juiz determinou que o caso vá para a à 1ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Foz do Iguaçu.

Luta por Justiça

Advogados que representam a família de Marcelo Arruda no processo avaliaram, em nota, que o envio do caso a júri popular é coerente e que buscarão a condenação do acusado.

“Também entendemos que é importante que o acusado permaneça preso preventivamente uma vez que ficou demonstrado sua periculosidade e seu fanatismo político. Portanto o mesmo oferece risco a ordem pública”, afirmaram.

Bolsonarista seguirá preso

O juiz também negou pedido da defesa de revogar a prisão de Guaranho. O magistrado afirmou que, diante da gravidade do homicídio pelo qual o policial é acusado, não há outra medida cautelar a ser aplicada que não a prisão em regime fechado.

“A multiplicidade de disparos em local de confraternização pode indicar audácia do agente e desconsideração com a vida de vítimas secundárias, a demonstrar particular desprezo com o bem vida”, diz a decisão.

Arguello também destacou a “particular reprovabilidade” de crimes praticados por agentes públicos que têm porte de arma por conta da função que ocupam.

O crime

No último dia 9 de julho, Marcelo Arruda foi assassinado por Jorge Guaranho aos gritos de “aqui é Bolsonaro”. O agente penal bolsonarista teria sido avisado que uma festa de aniversário com temática petista estava sendo realizada na região. O relatório da Polícia Civil alega que o atirador invadiu o local para “provocar” o aniversariante petista.

Jorge Guaranho foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por ter invadido a festa atirando contra o petista. Ele foi ferido com quatro tiros pela vítima, que impediu uma tragédia maior. O acusado segue preso preventivamente no complexo penal de Curitiba.

Inquérito da Polícia Civil paranaense descartou motivações políticas no assassinato do ex-tesoureiro do PT por um bolsonarista, mas o juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal do Paraná acatou denúncia do Ministério Público (MP-PR) de que o assassinato do petista foi cometido em razão de “motivação política externada pelo agente penal federal Jorge Guaranho”.

Em depoimento na Comarca de Foz do Iguaçu, no dia 28 de setembro, o policial militar penal Jorge Guaranho alegou amnésia para não responder sobre o assassinato do petista.

Para Vargas, não há dúvida de que o crime contra a vida de Marcelo foi motivado por ódio em face de razões políticas. O advogado também salienta que o policial colocou a vida de dezenas de pessoas em risco, o que indica que a atitude corajosa de Marcelo, ao repelir a injusta agressão, evitou que mais pessoas fossem mortas.

Os advogados da família da vítima também solicitam a investigação de terceiros na participação do crime, que instigaram o assassino a agir de forma cruel contra Marcelo e as demais pessoas presentes, tendo como mote o ódio político, inclusive, com a possibilidade de uma investigação internacional contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que alimenta o ódio político de seus seguidores.

Com informações do G1

Leia mais:

Ministério Público reafirma motivação política em assassinato de Marcelo Arruda

Assassino de Marcelo Arruda alega amnésia em julgamento do processo criminal

Bolsonarista invade festa de aniversário e mata líder do PT em Foz do Iguaçu