Foto: Presidência de Benin

Benin inaugurou vários monumentos na cidade no dia 30 de julho, véspera do Dia da Independência do país e um deles chama bastante atenção: uma estátua de mais de 30 metros de uma Amazona, dedicada ao exército feminino da época do Reino de Dahomey ou Daomé (atual Benin).

A estátua é considerada por alguns a rainha Tassi Hangbè, que assumiu o comando militar após a morte do irmão gêmeo o rei Akaba, e governou entre 1708 e 1711. Hangbè foi a primeira amazona, e estimulou o ensino de ofícios que antes eram exclusivos dos homens além de criar um batalhão com as melhores guerreiras.

As amazonas são responsáveis por boa parte da fama de Daomé – um dos reinos africanos mais poderosos, que existiu entre os séculos XVII e XIX. No entanto, há poucos vestígios de mulheres nos manuscritos reais. De seus quinze reis, a única e pioneira é Tassi Hangbé e este é o único exército feminino de que se tem registro na história moderna.

Foto: Presidência de Benin

Foram chamadas amazonas por observadores ocidentais e historiadores, devido à sua semelhança com as míticas guerreiras da antiga Anatólia e do Mar Negro. Hoje, os historiadores as chamam de ‘mino’, que pode ser traduzido como ‘nossas mães’ no idioma local Fon. Seu espírito ainda vive nas danças tradicionais de Benin, diz-se.

É nas Amazonas de Daomé que estão inspiradas as Dora Milaje, vistas nos quadrinhos e filmes do “Pantera Negra”

Com informações de Afrique Sur 7