Ativistas fazem protesto em frente ao condomínio onde o artista mora e foi atacado pela vizinha com ofensas racistas

Foto: Mídia NINJA

Por Mauro Utida e Isabel Côrtes

Sob os gritos de “agora é assim” e cartazes com os dizeres “a paz de vocês acabou”, ativistas se juntaram nesta quinta-feira (20) em protesto contra o racismo e por justiça ao artista Eddy Jr., que foi atacado por uma vizinha na última segunda-feira (17), com ofensas racistas.

O ato aconteceu em frente o Condomínio United, em São Paulo, onde Eddy Jr. mora e foi atacado pela vizinha Elizabeth Morrone que o ofendeu com palavras racistas, como “macaco, imundo, feio, urubu e neguinho perigoso”. Eddy denunciou a agressão por meio de um vídeo em suas redes sociais e o caso ganhou grande repercussão nacional.

O protesto de ontem contou com o apoio de diversos moradores do condomínio que piscaram as luzes dos apartamentos e
houve projeção de luzes no prédio com a frase: “Elizabeth Morrone racista”. O ato também contou com a presença de artistas e políticos.

O ator Paulo Oliveira marcou presença e chamou a atenção para os diversos casos de racismo que aconteceram durante a semana, como o que envolveu o cantor Seu Jorge no show em Porto Alegre. “Estes dois casos mostram como essa história de meritocracia é uma mentira, porque não basta ganhar dinheiro, ter fama e sucesso, se você é preto o racismo sempre vai te atravessar”, disse.

“Um ato não muda as coisas, mas é um passo importante para o chega que a a gente espera e busca”, completou o ator.

Problema estrutural

As muitas informações e provas que surgiram depois da denúncia mostraram a gravidade do caso de racismo, problema estrutural no país que, infelizmente, ainda é vivenciado por diversas pessoas diariamente.

Os xingamentos ouvidos pelo humorista e músico Eddy Junior na noite de segunda-feira foi apenas um caso de muitas ameaças e xingamentos que o artista vinha sofrendo da moradora, conforme imagens de vídeos e registros do próprio condomínio.

Segundo os registros, apesar da denúncia ter sido feita apenas agora, desde maio a moradora vem fazendo acusações contra Eddy. O mesmo afirma que já vinha vivenciando essa situação desde abril, quando começaram os ataques.

Para compreender melhor o caso, os acontecimentos da última semana, a Mídia NINJA organizou em uma linha do tempo, mostrando como e quando tudo aconteceu.

  • No dia 24 de maio, a moradora enviou um email ao síndico do prédio reclamando sobre urina de animais e sobre questões de câmeras de segurança do condomínio. Ela menciona o artista e afirma que o mesmo faz barulho de madrugada e atrapalha o sono da moradora.
  • No dia seguinte, 25 de maio, a moradora envia mais um texto ao síndico com mais reclamações de barulhos no apartamento de Eddy Junior, onde dizia já ter reclamado com o zelador e ameaçava abrir um processo contra o artista.
  • No dia 2 de junho, mais uma vez, Elizabeth encaminhou uma reclamação sobre Eddy, alegando que outros moradores também estavam incomodados e ameaçou ir à delegacia. Isso não foi confirmado por nenhum morador.
  • No dia 15 de junho a moradora acusou o zelador da noite de estar mentindo ao afirmar que ela estava ofendendo os porteiros do prédio e ainda alega que os registros no caderno de denúncias do condomínio, contra Eddy, haviam sumido.
  • No dia 1º de setembro, foi registrada uma sequência de vídeos onde o filho da moradora aparecia à porta do apartamento de Eddy Junior, com uma faca na mão e com uma aparência perturbada, enquanto girava a faca e até mesmo a enfiava na parede.
  • No dia 7 de setembro, uma semana depois, mais uma vez, imagens do prédio registram cenas do filho na frente do apartamento de Eddy. Mais tarde, na mesma noite, ele volta com uma faca na cintura, dessa vez acompanhado da mãe que carregava uma garrafa de vinho na mão, ambos com aparência alterada.
  • Na noite do dia 17 de outubro, as câmeras do prédio registraram o momento em que o youtuber e sua cachorrinha tentam pegar o elevador e são atacados pela mulher, que se recusa a acompanhá-los, proferindo uma série de xingamentos como “imundo, macaco, bandido, cagão, bundão”. Depois disso, Eddy Junior postou um vídeo em suas redes, denunciando a moradora, relatando o que estava acontecendo e compartilhando o vídeo com as ofensas que havia ouvido naquela mesma noite.
  • No dia 19 de outubro (quarta-feira) a polícia civil registrou o caso. Além disso, neste mesmo dia, moradores protestaram na frente do condomínio em defesa do artista e pela saída da agressora do prédio, carregando placas com #FORARACISTA.
  • Após o ocorrido, o Eddy Junior saiu do prédio onde morava, não por escolha, mas por segurança, até que o caso tenha mais desdobramentos e, segundo ele, até que a mulher saia de lá. A agressora será multada, pagando um valor que corresponde a dez vezes o condomínio do prédio. Além disso, caso as agressões voltem a acontecer, ela correrá o risco de ser expulsa.

Leia mais:

Seu Jorge responde aos ataques racistas de bolsonaristas sofridos em show em Porto Alegre

Professores do IFSP são vítimas de racismo e pedem investigação contra aluno

Exposição de armas e palestra racista gera protestos de estudantes e professores no Amazonas