“Estamos mais unidos do que nunca e vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, disse o cantor

Seu Jorge grava mensagem ao povo do Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/YouTube

Após sofrer ataques racistas durante apresentação no Grêmio Náutico União em Porto Alegre na última sexta-feira (14), o cantor Seu Jorge divulgou, na noite desta segunda-feira (17), um vídeo de quase dez minutos em seu canal do YouTube, com a bandeira do estado do Rio Grande do Sul ao fundo, comentando o caso lamentável.

“O que eu presenciei foi muito ódio gratuito e muita grosseria racista”, disse o cantor. “Particularmente, não vi nenhuma pessoa negra no jantar. E as pessoas negras que eu encontrei foram somente os funcionários que, uma coisa que me causou muita espécie, eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar pra mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show”, falou.

“Ao povo negro do Rio Grande do Sul e de toda a região do Sul, quero dizer que amo todos vocês, e admiro, respeito. E digo também que estamos mais unidos do que nunca e que vamos vencer essa guerra que segrega o nosso povo à miséria e à falta de oportunidade no Brasil”, exaltou.

Seu Jorge também agradeceu o apoio que recebeu de fãs porto-alegrenses e de outras partes do país. “Não era a cidade que eu reconheci a cidade que eu comecei a amar e respeitar. Não era a cidade que eu conhecia”, afirmou. O cantor também se dirigiu durante sua fala à população negra do RS.

Veja o vídeo:

Relembre o caso

Os ataques racistas ocorreram logo após o final do show, quando Seu Jorge e sua banda se preparavam para fazer o bis:

“Começaram a gritar ‘mais um, mais um’, mas, logo em seguida, alguns sons de ‘uh, uh’. Primeiro, eu pensei que estavam vaiando. E já parecia estranho pra mim uma pessoa num show começar a vaiar. Depois, eu vi que eram movimentos de macaco. Cheguei a ouvir ‘negro vagabundo, vagabundo’ e, depois, pessoas gritando ‘mito, mito'”, disse uma pessoa que estava no evento e prefere não ser identificada.

Investigação

Um inquérito por racismo foi instaurado na Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância. A delegada Andréa Mattos, afirmou:

“A polícia decidiu fazer isso em virtude das inúmeras denúncias que estão chegando até nós e claro, de tudo que está nas redes sociais. Óbvio que só com desenrolar das investigações, nós teremos confirmação de que houve o delito de racismo e não de injúria”, afirmou.

A delegada disse ainda que vai pedir ao clube imagens do evento:

“Estamos entregando hoje [segunda] um ofício ao clube para que ele nos forneça as imagens do show. Porque daí sim teremos condições de começar a identificar as pessoas. Chamaremos algumas testemunhas para que nos auxiliem na identificação”, comentou Mattos.

O vereador de Porto Alegre e deputado estadual eleito, Leonel Radde (PT), pediu através de sua conta do Twiter que quem tiver imagens do ataque racista a Seu Jorge que, por favor, envie a ele. Veja abaixo:

Nota do Grêmio Náutico União:

O Grêmio Náutico União está apurando internamente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsabilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatuto e compromisso com associados e sociedade, repudia qualquer tipo de discriminação.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua representatividade na cultura nacional e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profissional e ao seu trabalho.

Paulo José Kolberg Bing
Presidente
Grêmio Náutico União

Com informações da Revista Fórum