Filme de Santiago Mitre levou cinco estatuetas, incluindo a de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, o reconhecimento máximo da noite

Os atores Juan Pedro Lanzani e Ricardo Darín agradecem ao prêmio. Foto: Divulgação

Por Marilda Campbell

A 10ª edição do Prêmio Platino de Cinema Iberoamericano aconteceu no último sábado (22), no Palácio Municipal de Madri, na Espanha. O evento, que premia os melhores filmes e séries produzidos na América hispânica, Brasil, Portugal e Espanha, conta com o apoio das academias e institutos de audiovisual dos países envolvidos.

Foi o terceiro ano consecutivo que a cerimônia teve sede em Madri e, em 2023, foi apresentada pelo ator mexicano Omar Chaparro, pela atriz e cantora colombiana Carolina Gaitán e pela atriz espanhola Paz Vega.

O grande campeão da noite foi o longa “Argentina, 1985” que levou cinco estatuetas nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e o Platino de Educação e Valores que é destinado aos filmes que induzem à reflexão sobre valores sociais e humanos.

O longa “As Bestas”, que ainda não estreou no Brasil, e a minissérie “Notícias de um Sequestro”, que está disponível na Prime Video, foram premiados em quatro categorias cada.

A participação do Brasil no Platino

Este ano o Brasil não foi indicado a nenhuma categoria do Prêmio Platino, apesar de o país ter chegado à fase de pré-seleção concorrendo com nomes como: Liniker, Kika Sena (protagonista do longa Paloma) e Gabriel Martins (diretor e roteirista de Marte Um).

Mas o Brasil não ficou de fora da cerimônia. A atriz e diretora Bárbara Paz foi a representante da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, apresentando a categoria de Melhor Documentário ao lado da presidente da Academia da Colômbia, Natalia Reyes.

Além de uma animada apresentação musical do ator brasileiro Alejandro Claveaux e da cantora Letrux, interpretando “País Tropical”, de Jorge Ben Jor.

Foto: Reprodução/Instagram/@barbararaquelpaz

Júri popular do prêmio Platino

Na premiação pelo júri popular, os seis vencedores do Platino foram as atrizes Natalia Oreiro (da série Santa Evita) e Laia Costa (do filme Canção de Ninar), os atores Ricardo Darín (de Argentina, 1985) e Guillermo Francella (da série Meu Querido Zelador), além das produções Notícias de um Sequestro e Argentina, 1985.

Uma curiosidade é que cinco premiados pelo público também foram vencedores do Platino pelo júri oficial. Apenas a atriz Natalia Oreiro não ganhou na categoria na qual concorria, a de melhor atriz de série.

Prêmio Platino de Honra

O grande homenageado da noite foi o ator porto-riquenho Benicio del Toro, que recebeu o Platino de Honra pelo conjunto de sua obra. Em um discurso emocionado, o ator relembrou o início de sua carreira nos Estados Unidos e o estereótipo que a indústria cinematográfica impõe aos latinos, limitando a oferta de personagens.

Em edições anteriores, Sônia Braga, Antonio Banderas, Ricardo Darín, Edward James Olmos, Adriana Barraza, Raphael e Diego Luna também receberam o prêmio Platino de Honra.

Benicio del Toro. Foto: Reprodução/Facebook/Premios Platino

Filmes com temática política vencem nas principais categorias

A temática política marcou o Platino 2023, três filmes que foram premiados em categorias importantes abordaram o tema. O longa “1976”, dirigido por Manuela Martelli e vencedor na categoria Melhor Filme de Estreia, é inspirado em uma história vivida pela avó da diretora. Conta a história de uma mulher de classe média alta que abriga um jovem opositor da ditadura militar chilena e acaba confrontando a sua vida com a realidade do país.

O documentário “El Caso Padilla” explora a falta de liberdade de expressão em Cuba apresentando a história do escritor Herberto Padilla que precisou se retratar por críticas feitas ao governo de Fidel Castro, em 1971. Dirigido por Pavel Giroud, o filme usa registros de época na narrativa e levanta a problemática, envolvendo a liberdade de expressão, que persiste até os dias de hoje.

“Argentina, 1985” vencedor na categoria de Melhor Filme também aborda uma questão política ao contar a história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que investigaram e processaram a ditadura militar Argentina. Levando a prisão militares, inclusive os ex-presidentes Jorge Rafael Videla e Reynaldo Bignone.

Três curiosidades sobre o Prêmio Platino

● A edição 2023 do Platino foi a primeira a premiar um filme na categoria Melhor Comédia, o vencedor foi “Concorrência Oficial”. Dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn, o longa é uma sátira da relação entre atores e diretores, trazendo no elenco Penélope Cruz, Antonio Banderas e Oscar Martinez.

● A diretora de fotografia Barbara Álvarez, ganhadora do Platino pelo filme “Utama”, já trabalhou no audiovisual brasileiro em filmes como “O Pastor e o Guerrilheiro”, “Que Horas Ela Volta?”, “A Febre” e “O Animal Cordial”.

● Rodrigo García, filho mais velho de Gabriel Garcia Márquez, é um dos produtores da minissérie “Notícias de um Sequestro”, inspirada no livro-reportagem de Gabo.

A trama narra a guerra entre o governo colombiano e o cartel liderado por Pablo Escobar que, nos anos 1990, promoveu uma série de sequestros para obrigar o governo a não extraditar os traficantes presos para os Estados Unidos.

Confira a lista completa dos vencedores do Platino 2023

Melhor Comédia – Concorrência Oficial (Argentina)
Melhor Filme de Estreia – 1976 (Chile)
Melhor Atriz – Laia Costa, por Canção de Ninar (Espanha)
Melhor Ator – Ricardo Darín, por Argentina, 1985 (Argentina)
Melhor Atriz Coadjuvante – Susi Sánchez, por Canção de Ninar (Espanha)
Melhor Ator Coadjuvante – Luis Zahera, por As Bestas (Espanha e França)
Melhor Animação – Águila y Jaguar: Los Guerreros Legendarios (México)
Melhor Documentário – El Caso Padilla (Cuba)
Melhor Direção – Rodrigo Sorogoyen, por As Bestas (Espanha e França)
Melhor Roteiro – Santiago Mitre e Mariano Llinás, por Argentina, 1985 (Argentina)
Melhor Música Original – Cergio Prudencio, por Utama (Bolívia, Uruguai e França)
Melhor Direção de Arte – Micaela Saiegh, por Argentina, 1985 (Argentina)
Melhor Edição – Alberto Del Campo, por As Bestas (Espanha e França)
Melhor Som – Aitor Berenguer, Fabiola Ordoyo e Yasmina Praderas, por As Bestas (Espanha e França)
Melhor Fotografia – Barbara Álvarez, por Utama (Bolívia, Uruguai e França)
Melhor Série – Notícias de um Sequestro (Colômbia e Chile)
Melhor Atriz em Série – Cristina Umaña, por Notícia de um Sequestro (Colômbia e Chile)
Melhor Ator em Série – Guillermo Francella, por Meu Querido Zelador (Argentina)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série – Majida Issa, por Notícia de um Sequestro (Colômbia e Chile)
Melhor Ator Coadjuvante em Série – Alejandro Awada, por Iosi, o Espião Arrependido (Argentina)
Melhor Criador de Série – Andrés Wood e Rodrigo García, por Notícia de um Sequestro (Colômbia e Chile)
Prêmio Platino de Educação e Valores – Argentina, 1985 (Argentina)
Prêmio Platino de Honra – Benicio del Toro