Estes filmes não apenas brilham pelo seu mérito artístico, mas também contribuem para a diversidade de narrativas e representatividade na indústria do cinema, mostrando a riqueza das vozes LGBT no mundo cinematográfico

Foto: reprodução

Por Caio Arruda

O mundo do cinema tem sido palco para narrativas incríveis que refletem a riqueza da diversidade humana. Neste artigo, destaco cinco filmes dirigidos por talentosas pessoas assumidamente gays e lésbicas, que colocam em evidência os desafios enfrentados LGBTQIAPN+, que não apenas foram indicados, mas também deixaram sua marca ao conquistar prestigiosos prêmios Oscar.

“Moonlight” (2016) – Dirigido por Barry Jenkins, um cineasta talentoso conhecido por sua abordagem sensível e poética.

Seu trabalho notável inclui “Medicine for Melancholy” (2008), explorando relacionamentos em São Francisco “If Beale Street Could Talk” (2018) destaca a injustiça racial, enquanto “The Underground Railroad” (2021), uma série, mergulha na história da escravidão. Jenkins concentra-se em narrativas profundas e emocionais, destacando questões sociais e individuais em suas obras.

Moonlight é um filme, que explora a jornada de autodescoberta de um jovem negro gay, ganhou três estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme. Barry Jenkins trouxe sensibilidade e autenticidade a essa história única.

“Menina de Ouro” (2004) – Dirigido por Clint Eastwood (co-dirigido por Lana Wachowski)

Dirigido em colaboração por Clint Eastwood e Lana Wachowski, esta obra explora a jornada de uma boxeadora transgênero em busca de aceitação.

Foto: reprodução

Clint Eastwood, renomado diretor e ator, é conhecido por filmes como “Unforgiven” (1992), “Million Dollar Baby” (2004) e “Gran Torino” (2008), explorando temas como redenção, moralidade e envelhecimento.

Lana Wachowski, parte das irmãs Wachowski, co-dirigiu “The Matrix” (1999) e dirigiu “Cloud Atlas” (2012) e “Jupiter Ascending” (2015). Sua filmografia abrange ficção científica inovadora e exploração de identidade e realidade.

“La La Land: Cantando Estações” (2016) – Dirigido por Damien Chazelle

O diretor Damien Chazelle trouxe uma moderna história de amor e ambição musical para as telas. Com seis Oscars, incluindo Melhor Direção, “La La Land” celebra a magia do cinema e a busca por sonhos, enquanto Chazelle solidifica seu lugar como um visionário no cinema contemporâneo.

Foto: reprodução

Damien Chazelle é um diretor conhecido por suas contribuições notáveis ao cinema contemporâneo. Seu trabalho inclui “Whiplash” (2014), um drama musical sobre ambição e perfeição na música, e “La La Land” (2016), vencedor do Oscar de Melhor Diretor, explorando romance e aspirações artísticas em Los Angeles. Chazelle também dirigiu “First Man” (2018), uma biografia sobre Neil Armstrong, oferecendo uma visão íntima da Apollo 11. Sua filmografia destaca-se pela paixão pela música, narrativas intensas e uma abordagem visual distintiva.

“Milk: A Voz da Igualdade” (2008) – Dirigido por Gus Van Sant

Gus Van Sant dirigiu esta biografia emocionante sobre Harvey Milk, o primeiro político assumidamente gay eleito nos Estados Unidos. O filme recebeu oito indicações ao Oscar, vencendo duas, incluindo a de Melhor Ator para Sean Penn.

Foto: reprodução

Gus Van Sant é um cineasta versátil cuja filmografia abrange diversos gêneros e estilos. Ele dirigiu “Good Will Hunting” (1997), um drama que lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Original. Van Sant também é conhecido por “Elephant” (2003), que aborda questões de violência nas escolas, e “Milk” (2008), uma cinebiografia de Harvey Milk. Seu trabalho inclui experimentações artísticas, como “Gerry” (2002), e filmes mais comerciais, como “Finding Forrester” (2000). Van Sant destaca-se pela diversidade temática e estilística em sua carreira cinematográfica.

“Meninos Não Choram” (1999) – Dirigido por Kimberly Peirce

Este filme dirigido por Kimberly Peirce é baseado na história real de Brandon Teena, um homem transgênero. A narrativa impactante explora questões de identidade, violência e preconceito. Hilary Swank, que interpretou Brandon, ganhou o Oscar de Melhor Atriz, solidificando a importância do filme. Quase 20 anos depois, Hilary Swank chegou a fazer uma importante declaração em uma entrevista à revista Variety, ao afirmar que um ator transgênero faria melhor seu papel em Meninos Não Choram. “Hoje, não só as pessoas trans estão vivendo suas vidas mais livremente, mesmo que tenhamos muito a melhorar no sentido da segurança delas e da sua inclusão nos espaços, como há muitos atores trans por aí que obviamente seriam melhores para o papel se tivessem a chance de fazer o teste”, disse ela.

Foto: reprodução

Kimberly Peirce é uma diretora cuja filmografia destaca-se por abordar temas sociais e emocionais de maneira impactante. Seu trabalho notável inclui “Boys Don’t Cry” (1999), uma poderosa cinebiografia que trata de questões de identidade de gênero e preconceito. Além disso, dirigiu “Stop-Loss” (2008), explorando as consequências psicológicas da guerra no Iraque. A habilidade de Peirce em contar histórias envolventes e provocativas é evidente em sua filmografia, que muitas vezes destaca questões relacionadas à identidade, justiça social e os desafios humanos.

Estes filmes não apenas brilham pelo seu mérito artístico, mas também contribuem para a diversidade de narrativas e representatividade na indústria do cinema, mostrando a riqueza das vozes LGBT no mundo cinematográfico.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024