Filme do mineiro Gabriel Martins pode ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, 25 anos após a indicação de “Central do Brasil”

Cícero Lucas vive Deivid no longa. Foto: Divulgação / Embaúba Filmes

Falta pouco para descobrirmos a lista de indicados para a 95ª edição do Academy Awards, o Oscar. No Brasil, todas as atenções e expectativas estão voltadas ao nosso representante na corrida pela indicação na categoria de Melhor Filme Internacional: “Marte Um”, de Gabriel Martins. O longa mineiro vem ganhando o público e a crítica especializada, sem falar na coleção de prêmios nacionais e internacionais que conquistou ao longo do ano.

Em setembro, a Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema revelou a escolha do filme para representar o Brasil no Oscar. Segundo a presidente da comissão, Bárbara Cariry, a decisão foi democrática e muito importante para todo o júri: “O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país”, afirmou Bárbara.

Produzido pela Filmes de Plástico, o longa acompanha os Martins, “uma família negra de classe média baixa, que seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte”, diz a sinopse oficial.

O cineasta Gabriel Martins faz questão de ressaltar a importância que as políticas públicas realizadas durante os governos de Lula e Dilma, tiveram na produção do filme. Gabriel foi contemplado no edital Longa BO Afirmativo, de 2016, criado pela Agência Nacional do Cinema e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, mas que infelizmente não existe mais. O edital em questão, foi o primeiro direcionado para produções de cineastas negros.

“As políticas de incentivo à produção audiovisual são fundamentais para a contínua produção no país. E o público brasileiro quer se ver nas telas, haja vista a bilheteria de ‘Marte Um’. Fico muito feliz com os prêmios e reconhecimentos internacionais, mas a maior alegria é os brasileiros fazerem do filme esse sucesso”, conta Gabriel Martins.

No dia 25 de agosto, o filme foi lançado no circuito comercial brasileiro, com distribuição da Embaúba Filmes. A princípio, o longa foi exibido em 34 salas brasileiras. Nas semanas seguintes, “Marte Um” chegou a ficar em cartaz em quase 100 cinemas por todo o país: “Acredito que o filme fale ao coração do público, e o boca-a-boca e muito trabalho por parte de nossa equipe só fez aumentar a procura por ele”, completa o diretor.

Prêmios

O filme estreou na 50ª edição do tradicional Festival de Cinema de Gramado, saindo consagrado com os prêmios de Melhor Filme (pelo júri popular), Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e com o Prêmio Especial do Júri.

Conquistou também diversos prêmios em festivais internacionais, como o espanhol Mostra Fire – Barcelona LGBI Film Festival (Melhor Filme); Outfest (USA) (Filme Internacional); Black Star Film Festival (USA) (Melhor Filme); San Francisco Internacional Film Festival (USA) (Prêmio do Público); Out On Film Festival – Atlanta LGBTQ Film Festival (USA) (Melhor Filme de Ficção, Filme Internacional e Melhor Elenco); Nashville Film Festival (USA) (Melhor Longa de Ficção); sem falar nas diversas seleções que fez parte em eventos cinematográficos mundo afora.

Oscar 2023

A lista prévia de selecionados sai apenas no dia 21 de dezembro. O anúncio oficial dos indicados ocorrerá em 24 de janeiro de 2023. Gabriel Martins é o primeiro cineasta negro a ter um filme escolhido pelo Brasil para buscar uma indicação ao Oscar. Se indicado, Gabriel Martins será apenas o quarto cineasta preto da história do cinema
a concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. Desde 1998, o Brasil não tem um filme indicado na categoria internacional, quando “Central do Brasil” foi indicado. Desta forma, “Marte Um” pode conquistar o feito após 25 anos de premiação.

Leia mais:

‘Quando Falta o Ar’: documentário brasileiro sobre a importância do SUS está na corrida ao Oscar 2023

Marte Um, uma ficção realística. Ou por que as mães devem dormir

Do coração do mundo e além: Marte Um chega às salas de cinema em agosto