O Governo Federal comemorou a inflação baixa no ano de 2017, menos de 3%. Qual a causa se o gás, a luz, os combustíveis, as passagens e tantos outros itens tiveram enormes aumentos?

Foto: Pablo Vergara/MST-RJ

O Presidente do Banco Central, de nome estrangeiro difícil de escrever e de pronunciar, Ilan Goldfajn, explicou candidamente que a inflação baixa se deve à queda do preço dos alimentos.

Sim. Alguém está pagando a conta e são as famílias camponesas, as que alimentam o Brasil.

A lógica é bastante simples. Com o aumento do consumo de alimentos de 2003 para cá, com os programas de redução da fome, alta empregabilidade e melhorias de renda das famílias pobres, o consumo de alimentos cresceu muito. E os pequenos agricultores, que produzem mais de 70% do abastecimento alimentar interno passaram a produzir mais e atenderam às demandas. E os preços pagos aos agricultores, embora modestos, mas com maior escala de consumo e financiamentos baratos, eram compensadores.

A partir de 2016, com a ação cada vez mais forte do juiz destruidor de empregos de Curitiba e das políticas do novo governo que se apossou de Brasília, os empregos caíram, a renda caiu, os programas sociais minguaram, a fome voltou e o consumo de alimentos desabou.

Como a oferta continuou alta, os preços entraram em queda livre. Os preços aos agricultores beiram ao ridículo e estão levando desgraça e desespero ao campo. Leite, trigo, feijão, milho, frutas, hortigranjeiros, batatinha, ovos, mandioca, etc, etc, estão com preços desanimadores pagos os camponeses. E os custos em alta.

O agronegócio da soja ainda foi pouco afetado pois produz para exportar e seus preço é formado pelo câmbio do dólar e a bolsa de cereais de Chicago. As vítimas são os que produzem para encher as mesas do povo brasileiro.

E já são muitos os que estão diminuindo a produção, ou até, abandonando. Logo vem o repique e a inflação dos alimentos vai voltar por falta de oferta e vai somar-se às outras desgraças.
O Presidente de Banco de nome impronunciável pode entender de finanças que enchem bolsos de banqueiros internacionais, mas em economia social é analfabeto. As festas com desgraças alheias costumam ser caras. As lutas virão.

Pois os que alimentam o Brasil saberão como exigir respeito.

Frei Sérgio é Frade da Ordem Franciscana, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores e autor do livro “Trincheiras da Resistência Camponesa.”

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada