A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) alcançou um marco histórico ao ser eleita a vencedora da categoria “Melhores na Câmara” no Prêmio Congresso em Foco 2024, com 88.616 votos do público. Erika, que lidera o PSOL na Câmara, é a primeira mulher trans a receber esse reconhecimento. Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Guilherme Boulos (PSOL-SP) ficaram em segundo e terceiro lugares, com 60.826 e 33.570 votos, respectivamente.

Com uma trajetória que começou na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde faz parte de um mandato coletivo, e depois como vereadora na capital paulista, Hilton destacou-se no Congresso Nacional por sua defesa vigorosa dos direitos das minorias, especialmente da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, fez história ao se tornar a primeira trans a liderar a federação PSOL-Rede na Câmara.

No Senado, Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito o “Melhor Senador” pelo segundo ano consecutivo, acumulando 49.799 votos. Contarato, o primeiro senador abertamente homossexual do país, é amplamente reconhecido por sua dedicação a temas de Justiça e direitos das minorias.