Pesquisa XP / Isepe

Foi divulgada, na semana passada, mais uma rodada da pesquisa de opinião pública realizada pela XP/IPESPE sobre a avaliação do governo pelos brasileiros. Como se vê no gráfico acima, 50% dos entrevistados o consideram ruim ou péssimo e 25% como bom ou ótimo. 22% o vêem como regular. É o pior resultado para o governo desde a posse de Jair Bolsonaro como presidente.

Mais importante que os números absolutos, a pesquisa confirma a tendência de perda de apoio da atual gestão. O encanto inicial da maioria da população com o presidente então eleito se desfez rapidamente e, em maio de 2019, já havia mais gente achando ruim do que bom o seu desempenho. Pode-se dizer, em linhas gerais que desde então e até janeiro de 2020, manteve-se certo equilíbrio entre os três blocos que avaliam o governo como regular, bom ou mau. E de fevereiro a maio, a partir da chegada ao Brasil da pandemia do coronavírus, foi se abrindo um fosso, agora já enorme, com o dobro de avaliações negativas em comparação com as positivas.

Podemos até fazer um raciocínio pelo avesso e nos perguntarmos, como ainda existe 1 em cada 4 brasileiros que avaliam bem um governo tão caótico e escatológico, e mais 1 vacilando na marca do pênalti. Porém a análise de outros dados complementares indicam que o isolamento do governo vai se agravar: 57% acham que a economia vem sendo mal conduzida e 58% avaliam mal o desempenho pessoal do presidente no enfrentamento da crise.

Fato é que a erosão na base de apoio do presidente é grave e persistente, apesar de manter um núcleo resiliente, catalisado pelas redes sociais, alguns segmentos evangélicos e grupos radicais. Vários outros eventos refletem essa erosão: a multiplicação de dissidências políticas, a redução de participantes nas carreatas golpistas do presidente e a contaminação de muitos auxiliares e apoiadores. O exército de robôs virtuais do “gabinete do ódio” não consegue se contrapor ao turbilhão de informações negativas, embora ainda se preste a destruir a reputação de ex-ministros e colaboradores, ajudando a sangrar ainda mais o governo.

Ademais da múltipla crise sanitária, política e econômica que assola a nação, formou-se um redemoinho de retroalimentação negativa entre a loucura do presidente, a entropia do governo e a erosão de apoio popular. O presidente só protagoniza conflitos em série, os ministérios não têm rumo e funcionam mal, o povo sofre e a popularidade se esvai, enlouquecendo-o mais e mais.

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Marielle Ramires

De braços dados com a alegria

Bella Gonçalves

Uma deputada LGBT na Assembleia de MG pela primeira vez em 180 anos

Célio Turino

Precisamos retomar os Pontos de Cultura urgentemente

Design Ativista

Mais que mil caracteres

Estudantes NINJA

Não existe planeta B: A importância das universidades nas mudanças climáticas

Colunista NINJA

Carta a Marielle Franco: ‘Quem mandou te matar, Mari? Aí do além é mais fácil enxergar?'

Luana Alves

Justiça por Marielle, mais urgente do que nunca. Sem anistia

Design Ativista

Feminismos, sem medo de ser plural

Colunista NINJA

Mulheres: Quando a loucura é filha do machismo

Design Ativista

Afinal, qual o papel da moda? Uma reflexão de vivências

Juan Espinoza

Quando o silêncio entre mulheres é quebrado

Márcio Santilli

Infraestrutura para comunidades

Andressa Pellanda

Revogar o novo ensino médio por uma educação da libertação e não da alienação

André Menezes

Na contramão da inclusão: Do you speak English?