Por Lilianna Bernartt

O cinema brasileiro marca presença com força total no Festival de Cannes 2025! Neste domingo, o aguardado longa-metragem “O Agente Secreto”, novo trabalho do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, fez sua estreia mundial no prestigiado Grand Théâtre Lumière, como parte da Competição Oficial do evento. A produção concorre à Palma de Ouro, o mais importante reconhecimento do cinema mundial.

A première internacional contará com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e de um elenco estelar que promete brilhar no tapete vermelho: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, entre outros nomes que fortalecem o poder do audiovisual brasileiro no exterior.

Além de Cannes, “O Agente Secreto” também integra a Competição Oficial do Sydney Film Festival, que acontece entre os dias 4 e 15 de junho, ampliando a projeção global do longa e reafirmando o prestígio internacional do cinema nacional.

Esta é a quinta vez que Kleber Mendonça Filho participa do Festival de Cannes. Há exatos 20 anos, em 2005, ele teve seu curta “Vinil Verde” selecionado para a então Quinzena dos Realizadores (atualmente chamada de Quinzena de Cineastas), quando ainda era mais conhecido como crítico de cinema. Agora, duas décadas depois, Kleber retorna ao festival como um dos nomes mais respeitados da cinematografia contemporânea.

E pra aquecer os corações cinéfilos antes da exibição oficial, batemos um papo especial com o diretor! A conversa completa já está disponível no canal do YouTube da Cine Ninja, confira: