Julian Assange é preso em Londres após Lenín Moreno suspender asilo
Responsável pelo vazamento de diversos documento sigilosos do governo dos EUA e de outros países é preso em Londres.
Julian Assange, cofundador do Wikileaks foi preso na embaixada do Equador em Londres nesta manhã. Ele é responsável pelo vazamento de diversos documento sigilosos do governo dos EUA e de outros países, que revelam a política de espionagem, boicote e sabotagem contra as economias dos países em desenvolvimento.
Confira o vídeo do momento em que Assange foi preso:
https://www.instagram.com/p/BwHdUB9Hapa
No fim de março o Wikileaks já havia noticiado que existem investigações em andamento contra o próprio Lenín Moreno, atual presidente do Equador, país que lhe concedia asilo há 7 anos. As investigações envolvem denúncias de corrupção, baseadas em mensagens de seu telefone celular. Este é indicado como principal motivo pela decisão de Lenin expulsar o fundador do Wikileaks.
O ex-presidente do Equador que concedeu o asilo ao Assange se pronunciou em seu perfil do twitter contra a atitude de Moreno.
El traidor más grande de la historia ecuatoriana y latinoamericana, Lenín Moreno, permitió que la policía británica entre a nuestra embajada en Londres para arrestar a Assange.
— Rafael Correa (@MashiRafael) April 11, 2019
Moreno es un corrupto, pero lo que ha hecho es un crimen que la humanidad jamás olvidará. https://t.co/GwZ4OLreuo
“O maior traidor da história equatoriana e latino-americana, Lenin Moreno, permitiu que a polícia britânica entrasse em nossa embaixada em Londres para prender Assange. Moreno é um homem corrupto, mas o que ele fez é um crime que a humanidade nunca esquecerá”, disse Correa.
Julian Assange foi acusado de estupro na Suécia, o que levou ao seu asilo político na embaixada equatoriana. O processo foi arquivado, mas a polícia britânica segue buscando sua detenção. Assange nega as acusações e afirma que foram criadas após o Wikileaks fazer esses vazamentos.
Para Renata Avila, membro da equipe jurídica de Julian Assange “[a prisão] É completamente ilegal – e, acrescentando insulto à injúria, Julian recebeu a nacionalidade equatoriana, portanto não é apenas ilegal perante a lei internacional, não é constitucional”.
Em seu Twitter, a Wikileaks está publicando informações sobre Assange e a prisão considerada inconstitucional.
This man is a son, a father, a brother. He has won dozens of journalism awards. He's been nominated for the Nobel Peace Prize every year since 2010. Powerful actors, including CIA, are engaged in a sophisticated effort to dehumanise, delegitimize and imprison him. #ProtectJulian pic.twitter.com/dVBf1EcMa5
— WikiLeaks (@wikileaks) April 11, 2019
Este homem é um filho, um pai, um irmão. Ganhou dezenas de prêmios de jornalismo, é nomeado para o Prêmio Nobel da Paz todos os anos desde 2010. Poderosos atores, incluindo a CIA, estão envolvidos em um sofisticado esforço para desumanizar, deslegitimar e prendê-lo #ProtectJulian
No Twitter, jornalistas, parlamentares e ativistas posicionaram contra a prisão, confira alguns:
O Assange preso é pra encerrar a década dos ativismos digitais revolucionários de maior expressão. Pra quem lembra do quão animador era o Wikileaks no seu início, assim como Primavera Árabe, Anonymous, 99%, Occupy, é foda ver oq td isso se tornou e como estamos hj.
— Ivan Mizanzuk (@mizanzuk) April 11, 2019
A prisão de Assange é a demonstração clara de que as vitórias do fascismo não são culpa do PT, como os tais isentões e uma certa esquerda oportunista quer fazer crer. O buraco é bem mais em cima.
— Renato Rovai (@renato_rovai) April 11, 2019
A prisão de Assange é a demonstração clara de que as vitórias do fascismo não são culpa do PT, como os tais isentões e uma certa esquerda oportunista quer fazer crer. O buraco é bem mais em cima.
— Renato Rovai (@renato_rovai) April 11, 2019
I am in shock..
— Pamela Anderson (@pamelaanderson) April 11, 2019
I couldn’t hear clearly what he said?
He looks very bad.
How could you Equador ?
(Because he exposed you).
How could you UK. ?
Of course – you are America’s bitch and
you need a diversion from your idiotic Brexit bullshit.
https://twitter.com/AdrianoArgolo/status/1116323113359294464?s=19
https://twitter.com/WikileaksBrasiI/status/1116324144277274624?s=19
https://twitter.com/torturra/status/1116328895492644864?s=19
do simbólico que são as imagens do Assange hoje. Do simbólico que é o avanço do controle sobre as informações e o medo que o poder tem de que elas sejam democratizadas. Poderia ser uma cena de 1984. Mas é 2019. É com a gente mesmo. https://t.co/wY4OVQdX8B
— Intervozes (@intervozes) April 11, 2019