.

No Brasil, as coisas saíram do campo das metáforas para o sentido literal. Escárnio surrealista tropical com Michel Temer pagando “simbolicamente”, com uma nota de 50 reais, o que já pagou literalmente (com as verbas publicitárias) para Sílvio Santos, um milionário de 87 anos, fazer o “garoto propaganda” da Reforma da Previdência, no seu programa dominical de maior audiência.

Ou seja, o SBT já veiculou uma série de peças publicitárias pagas, sem metáforas, a peso de ouro pelo governo para defender a reforma assegurando que ela “atinge só os ricos”, e se não for feita “quebra o Brasil, como em Portugal e na Grécia”. Os governos no Brasil pagam com nosso dinheiro para as corporações fazerem sua publicidade, numa série de distorções sem fim!

Temer falou pouco (“fez escada” para Sílvio, como se diz) e terceirizou seu “pronunciamento” em cadeia nacional para o próprio Silvio Santos acalmar/alarmar o povo com uma mensagem duplamente mentirosa de um paraíso sem crise ameaçado se não houver reformas : “temos inflação baixa, juros baixos, agora só falta reformar a previdência”. E “se a Reforma não for feita vocês vão chegar daqui 2 ou 3 anos no banco e não vai ter dinheiro para pagar ninguém”.

Fake news e terrorismo midiático entre sorrisos e piadas de dois homens embalsamados no poder! Cena para taxidermistas!

Afinal, para empurrar goela abaixo a mais impopular das reformas, o apresentador do SBT, tem mais credibilidade e popularidade que o presidente mais achincalhado e desacreditado do Brasil. Delatado em prosa e verso como corruptor ativo, mas impune!

Mas antes de começar o “show de Temer” , Sílvio Santos apontou sua pistola que solta notas de 10 reais e 50 reais para um auditório de mulheres que se engalfinham para pegá-las. O ‘Revolver da Fortuna”, chama o quadro! É isso ai, Temer está puxando o outro gatilho. Brasil, il, il #reformadaprevidencia

P.S. Mas essa é só uma dimensão da realidade, a mais histriônica e visível, outras forças e mundos concorrem com esse clichê de mundo!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Marielle Ramires

De braços dados com a alegria

Bella Gonçalves

Uma deputada LGBT na Assembleia de MG pela primeira vez em 180 anos

Célio Turino

Precisamos retomar os Pontos de Cultura urgentemente

Design Ativista

Mais que mil caracteres

Estudantes NINJA

Não existe planeta B: A importância das universidades nas mudanças climáticas

Colunista NINJA

Carta a Marielle Franco: ‘Quem mandou te matar, Mari? Aí do além é mais fácil enxergar?'

Luana Alves

Justiça por Marielle, mais urgente do que nunca. Sem anistia

Design Ativista

Feminismos, sem medo de ser plural

Colunista NINJA

Mulheres: Quando a loucura é filha do machismo

Juan Espinoza

Quando o silêncio entre mulheres é quebrado

Márcio Santilli

Infraestrutura para comunidades

Andressa Pellanda

Revogar o novo ensino médio por uma educação da libertação e não da alienação

André Menezes

Na contramão da inclusão: Do you speak English?

Jade Beatriz

15 de março: Nas ruas, redes e escolas para revogar o Novo Ensino Médio