Há 53 anos, nasceu Tupac Shakur: um dos maiores nomes do rap
Em 16 de junho nasceu um dos nomes mais emblemáticos do rap: Tupac Shakur. O rapper possuiu uma vida recheada de ativismo, arte e luta.
Por Vitória Soriano
Há 53 anos, no dia 16 de junho de 1971, nasceu um dos nomes mais marcantes na história do Hip Hop: Tupac Amaru Shakur. O rapper, nascido em East Harlem, Nova Iorque, não apenas marcou o seu nome na música, mas também como ator e chegou a estrelar em grandes filmes como ‘’Sem medo no coração’’ e ‘’Uma questão de respeito’’.
Filho de Afeni Shakur que, em vida, foi uma ativista política e pantera negra que foi presa por acusação de conspiração contra o governo dos Estados Unidos enquanto ainda estava grávida de seu primeiro filho. Apenas um mês após sua absolvição, Afeni deu à luz a Lesane Parish Crooks, nome de batismo que fora modificado para Tupac Shakur quando ele completou um ano de idade.
Cercado de figuras políticas e de luta, Tupac foi fortemente influenciado e, durante a sua carreira, questões sociais e raciais foram sempre abordadas e trabalhadas em suas músicas. Seu primeiro álbum de estúdio, ‘’2pacalyse now’’, que foi lançado em 1991, é recheado de opiniões, críticas e pensamentos do rapper sobre a situação que a população negra dos Estados Unidos enfrentava dentro da sociedade. A música ‘’Words Of Wisdom’’ do álbum, que ainda se faz atual, traz reflexões do Tupac sobre a forma que o governo estadunidense lida com a população preta do país.
Em vida, Tupac ainda lançou outros 4 álbuns durante sua carreira “Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z.” lançado em 1993; “Me Against the World” que foi lançado em 1995; “The Don Killuminati: The 7 Day Theory” e “All Eyez on Me”, os dois últimos foram lançados no mesmo ano, em 1996. ‘’All Eyez on Me’’ chegou a alcançar o disco de diamante e foi o álbum mais emblemático do cantor.
Com mais de 75 milhões de discos vendidos pelo mundo e mais oito álbuns lançados após sua morte(todos alcançaram o disco de platina nos Estados Unidos), Tupac teve sua vida encerrada no dia 13 de setembro de 1996 após ter sido atingido por diversos tiros, crime esse que permanece sem solução até hoje.