Governadores do Nordeste pedem apoio à China para combater Coronavírus
O embaixador a China no Brasil, Yang Wanming, respondeu: “Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. vamos esforçar por isso.”
O Consórcio do Nordeste, grupo de governadores da região, pediu ajuda à embaixada da China, representada no Brasil por Yang Wanming, com materiais médicos e insumos para combater o coronavírus.
O ofício, assinado por Rui Costa (PT-BA), é da última quarta-feira, 18, mesmo dia em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou no Twitter que a culpa do covid-19 é da China e deflagrou uma crise com o maior parceiro comercial do Brasil.
Sempre respeitamos o povo chinês e passamos a admirá-los ainda mais após ver como eles enfrentaram esse momento difícil. Estamos à disposição para estreitar os laços entre nossos povos. O cuidado com nossa população é a prioridade. Todos juntos contra o coronavírus. Vamos vencer!
— Rui Costa (@costa_rui) March 20, 2020
O texto pede ajuda do governo chinês, “que acaba de viver um problema semelhante, do qual saiu vitoriosos por meio de uma guerra do povo contra o vírus”, apoio no envio de materiais médicos, insumos e equipamentos. Em especial, com leitos de UTI e de respiradores.
“Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrenta a epidemia e pela imensa amizade que une nossos povos”, conclui o texto assinado por Costa.
O embaixador a China no Brasil, Yang Wanming, respondeu: “Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. vamos esforçar por isso.”
Sr. governador, Já recebemos a sua mensagem. vamos esforçar por isso.
— 楊萬明Yang Wanming (@WanmingYang) March 21, 2020
Na quinta-feira, 19, o governador do DF, Ibaneis Rocha, também fez um pedido similar à embaixada.
Recentemete, um dos filhos do presidente, Eduardo Bolsonaro, fez declarações desrespeitosas dizendo que o Coronavírus era um “vírus chinês” e ainda afirmou que o país asiático é o responsável pela pandemia de coronavírus. A embaixada da China no Brasil e o embaixador exigiram desculpas e afirmaram em tweets que “são absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis”.