Estudantes do Ensino Técnico fazem Encontro Nacional em Belo Horizonte
Primeiro encontro estudantil nacional acontece após Bolsonaro ser eleito e traz como um dos temas a resistência ao fascismo.
Em defesa de um ensino técnico, público, gratuito e de qualidade. Entre os dias 15 a 18 de novembro acontece em Belo Horizonte (MG) o ENET 2018 – Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico. Organizado pela FENET e centenas de grêmios estudantis de IFs, CEFETs entre outras escolas técnicas. O encontro conta com a participação de estudantes de todas as regiões do país. O principal tema do encontro é a luta em defesa do ensino técnico, contra a privatização das escolas federais e a resistência contra o fascismo.
O ENET 2018 é o primeiro encontro nacional de estudantes que acontece depois que o candidato Jair Bolsonaro foi eleito. Reafirma a disposição da juventude para lutar por seus direitos e enfrentar aqueles que querem privatizar o ensino técnico e cercear o direito ao pensamento crítico.
O encontro também contou com a participação de vários lutadores e lutadoras populares. Parlamentares, movimentos sociais, partidos, diretores, reitores e sindicalistas se somaram ao encontro e contribuíram com o debate e a luta dos estudantes em ensino técnico.
O encontro, ainda, aprovará uma Jornada de Lutas e um plano de organização da resistência nacional dos estudantes em ensino técnico para resistir no biênio 2019-2020.