Projeto que visa difundir narrativas da Amazônia que destaquem performances, espaços e organizações culturais essenciais tanto para o reflorestamento da região quanto para a preservação da memória de seu povo.

O projeto busca destacar herois e heroínas locais que apresentam soluções baseadas na natureza diante da crise climática. Com a cultura na centralidade da discussão, essas experiências amazônicas atuam como pilares na resistência contra o apagamento de memórias e culturas da Amazônia.


História de morte, luta e resistência no combate direto contra grandes empreendimentos e agora enfrentam nova pressão para o aniquilamento cultural, simbólico e físico das tradições indígenas.

Viveiro Cidadão que promove ações de reflorestamento no interior rondoniense e atua em uma propriedade agroecológica em diálogo com os saberes ancestrais.

Moradoras do Distrito do Maruanum, no Amapá. São mulheres quilombolas, amazônidas e ceramistas que produzem artesanatos com um barro específico da região.

Na Reserva Extrativista do Ciriaco, a 90 km da cidade de Cidelândia, no Maranhão, conversamos com as quebradeiras de coco babaçu sobre o processo de coleta, a quebra e a extração do azeite. 

Localizada na zona rural do município de Mazagão (AP), uma iniciativa com ensino planejado, tendo a educação no campo como alicerce para a disseminação da cultura local.