encontro Pretas no Poder, no Rio de Janeiro. Foto: Mídia NINJA

Segunda, 01/01, primeiro dia do ano
Assisto último episódio de Black Mirror e saio dali mortificada. Não sabia o que me atravessava mais – que alguém tenha tido a ideia de fazer uma linha narrativa que explore a imagem de um negro encarcerado e eletrocutado como atração de museu ou que a vingança da sua filha órfã seja o ideal branco de justiça. Saio dali prometendo que esse ano faria conteúdos que curem.

Fevereiro, 15/02, Fim do carnaval
Entramos na etapa final de seleção das três turmas do LAB NINJA, projeto de formação livre de midiativistas. Nos critérios de seleção, pautas propostas, convidados para aulas e percurso pela cidade um desejo de refletir vivencias e referências negras, feministas, LGBT. Cobertura de Black Panther no alemão, ouvir youtubers e especialistas negros, ver pré lançamento de projeto audiovisual preto na Maré, presença no baile da Penha.

Domingo, 04/03, gravação do programa Querendo Assunto
Entro num ônibus às 6:00 depois de fazer parte da Conferência Cidadã, onde ao lado de Henrique Vieira, pastor negro, tive o prazer de apresentar uma indígena e um líder sem teto para pré candidatura à presidência. Me reencontro com Ana Paula e Ellen Paes, conheço Taísa Machado e uma equipe maravilhosa para participar de uma experiência que depois entendi ser um divisor de águas no audiovisual brasileiro.

Quinta, 08/03, 8M
Com uma equipe de dez mulheres, vamos às ruas do Rio de Janeiro conectadas com manas do Brasil, América Latina e todo o mundo para gritar por direitos das mulheres – e contar as histórias de lutas diversas, mas não dispersas. Em terras cariocas, a marcha começa e termina com chuva, mas também num orgasmo coletivo que só se acontece quando tanta mulher se junta.

Quarta, 14/03, Execução de Marielle
Recebo a noticia que tiraram Mari de nós, com quatro tiros na cara, por ser quem ela é e defender quem somos. Morro um pouco por dentro e me apoio nas minhas. Me acalento vendo que não fomos paralisados – enchemos ruas, redes e corações de luto e luta e seguimos marchando por um mundo onde viver não ser privilégio.

Sábado, 17/03, três dias depois
Depois de acompanhar as narrativas crescentes em torno de um dos ícones da minha geração e amiga, ligo para Tainá de Paula e proponho: mulheres negras precisam falar sobre as suas. A memória da nossa companheira de luta merece nossos olhares, nossas narrativas. Gravamos Ana, Thula, Ellen, Rafaela, Sabrina, Ana, Faby e Dida no domingo, segunda, terça. Choramos, rimos e prometemos viajar juntas para o Caribe.

Segunda, 26/03, lançamos “De Pretas Para Marielle”
Após o desafio de dirigir e encontrar um fio condutor entre tantas histórias, experiências e memórias de Mari, apresentamos 10 minutos para ela. Mais 3 horas de conteúdo serão lançadas ao longo da semana, com nossos depoimentos pessoais. No dia que ao lado de Daiane, Giovana e Flávia inauguramos as aulas de um novo curso de comunicação.

Assim, sigo cumprindo minha meta do ano:
criar conteúdos que curam.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada