Estamos na reta final de um dos nossos eventos mais significativos – ELLA: Encontro Latino Americano de Mulheres. Esperamos aproximadamente mil mulheres em Cali, Colômbia, de 12 a 15 de dezembro, configurando assim a edição mais expressiva até agora!

E pra organizar essa explosão de mulheres latinas, realizamos a Coluna Cultura de Red – ELLA de 3 a 13 de outubro na Colômbia, para pré produção, mobilização e fortalecimento da articulação que já vêm se construindo localmente.

Durante 10 dias, representantes do Cultura de Red vindos de 3 países atenderam as mais diversas agendas. Dríade Aguiar, do Fora do Eixo (Brasil), Maria Cláudia Rossel, do Códigos Livres (Venezuela) e Victoria Ferrastro, do ProDerecehos (Uruguai), que se uniram a equipe da Casa Fractal, de Cali, principal ponto focal do encontro, para dar segmento no planejamento e execução do ELLA.

Casa Fractal, ponto principal de foco de produção do ELLA Colômbia, que recebeu a coluna

Além de acompanhar eventos como o Pré ELLA Minga no Vale do Cauca, voltado para população indígena, o trio de mulheres, junto de Jaime Manrique e Linda Criollo passaram por Cali e Bogotá entre reuniões com coletivos, universidades e secretarias, entre elas, as secretarias de Paz e Cultura Cidadã e Equidade de Gênero, para apresentar o projeto. A coluna fechou com um encontro aberto em Bogotá, com a presença de dezenas de mulheres.

Reunião aberta ELLA em Bogotá

Um dos pontos altos dessa foi a reunião com Piedad Córdoba, ex-senadora e pré-candidata à presidência, que não só confirmou presença no ELLA, como também entrou no time de mobilizadoras! Uma força importante na garantia da presença de mulheres negras, num país com a terceira maior população negra fora da África do mundo.

Além disso também foi o momento de atualização e sistematização das equipes e das próximas missões para que o encontro esteja pronto em dezembro! As reuniões com a equipe da Casa Fractal foram para além de grupos de trabalho também um espaço para o debate político sobre o momento da Colômbia.

O país passa por uma fase particular e complexa, na decorrência da implementação dos acordos de paz estabelecido com as FARC, onde as mulheres estão liderando esse processo histórico, um dos fatores decisivos na escolha do país como sede.

As inscrições para o ELLA foram adiadas até 22/10, se inscreva agora: http://bit.ly/ELLA2017