Neste sábado, dia 09 de julho, a partir das 16 horas, na nave da Mídia NINJA em São Paulo, vamos fazer o lançamento de nossa pré-candidatura coletiva de mulheres negras da Bancada Feminista do PSOL. O evento – que ocorrerá na rua José Bento, número 106, no bairro do Cambuci da capital paulista – vai contar com a presença de Guilherme Boulos, Sonia Guajajara e Ivan Valente, além de atrações artísticas, como o Pagode da Dessa e o Samba de Dandara.

Depois de conquistar um mandato coletivo na Câmara Municipal de São Paulo em 2020, a Bancada Feminista do PSOL agora está se expandindo através de uma pré-candidatura à deputada estadual. Dessa vez, nossa coletiva é composta somente por mulheres negras, ativistas de garra e coragem que vão lutar para ocupar a Alesp e, junto com Lula presidente, enfrentar o bolsonarismo e todo tipo de conservadorismo.

Nosso projeto político é pautado pelo feminismo popular, um feminismo da maioria, construído pelas e para as mulheres da classe trabalhadora, aquelas que carregam nas costas o peso da produção e da reprodução social, que são as mais exploradas pelas elites e as mais vulnerabilizadas e invisibilizadas pelas instituições do Estado. É um feminismo baseado no ecossocialismo, na busca por uma sociedade na qual o equilíbrio ecológico e a justiça social se econtrem – um feminismo que visa libertar não só as mulheres, mas toda a humanidade.

Esse feminismo não pode ser representado por uma única pessoa, um único indivíduo, porque nós mulheres somos muitas e diversas. Por isso, nossa pré-candidatura é coletiva, formada por lideranças do movimento negro, do movimento LGBTQIAP+, do movimento sindical, entre outros. A força da Bancada Feminista do PSOL está na junção de uma grande unidade política com uma diversidade de corpos, trajetórias, gerações, experiências e pautas.

Por fim, nossa pré-candidatura coletiva de mulheres negras acredita que a atuação legislativa precisa estar conectada às múltiplas resistências e à organização do nosso povo. Essa é a concepção que a Bancada Feminista do PSOL defende e pratica, uma intervenção parlamentar a serviço das mobilizações populares por liberdade, justiça e direitos.

Conheça nossas pré-cocandidatas da Bancada Feminista do PSOL à deputada estadual:

Paula Nunes, ativista do movimento negro, defensora de direitos humanos, advogada criminalista – especialista em políticas antirracistas de segurança pública – e do movimento de juventude Afronte.

Carolina Iara, ativista do movimento LGBTQIAP+, assistente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde, travesti periférica, intersexo, que vive com HIV/aids.

Simone Nascimento, jornalista, integrante da coordenação nacional do Movimento Negro Unificado e fundadora do coletivo Rua-Juventude Anticapitalista.

Mariana Souza, educadora, servidora pública e socióloga, bissexual, ativista ecossocialista e vegana anticapitalista.

Sirlene Maciel, professora do Centro Paula Souza, mestra em Estudos Literários, sindicalista e sambista.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Tainá de Paula

A sociedade não pode aceitar crimes de importunação sexual de futuros médicos

Moara Saboia

Cidades diferentes: Planejar, organizar e regulamentar para avançar

Rede Justiça Criminal

A guerra às drogas e o adoecimento das favelas

Bruno Ramos

O funk e a falta de empatia com as minas

Márcio Santilli

Outro ciclone abala o Sul do Brasil

Movimento Sem Terra

Os desafios da juventude que vive no campo, nas águas e nas florestas

Poderes Pretos

Uma ministra preta no terceiro mundo

Colunista NINJA

Sem mais festas da Selma

André Menezes

Estudo inédito revela medo de comerciantes e moradores de favelas

Dríade Aguiar

'Ângela': mulheres voadoras e homens que não estão à sua altura

André Menezes

Recife é palco da quarta edição de festival que busca promover o jornalismo de causas

Márcio Santilli

Regulamentação do mercado de carbono

Karla Martins

Amazônia narrada na primeira pessoa

Márcio Santilli

Abominável inelegível

Márcio Santilli

Obstáculos à demarcação das terras indígenas