Abordagem ‘aleatória’ da PF a Renato Freitas gera solidariedade de artistas e lideranças políticas
Após retornar para o avião, Renato apontou o racismo da PF e afirmou que se sentiu humilhado com a ação
O deputado estadual do Paraná, Renato Freitas (PT), passou por uma “inspeção aleatória” da Polícia Federal enquanto já estava dentro de uma aeronave no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Ele foi retirado do avião e submetido a uma revista pessoal e em sua bagagem de mão pela equipe de segurança da companhia aérea Azul.
Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (10), Renato mostra a abordagem sofrida por ele na semana anterior. No vídeo, o deputado filmou sua saída do avião e questionou o motivo da abordagem, sendo informado pelo agente da PF que o procedimento era padrão e acontecia diariamente.
Após retornar para o avião, Renato acusou a PF de racismo e afirmou que se sentiu humilhado com a ação. A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, manifestou solidariedade a Renato Freitas pelo Twitter e também questionou a escolha aleatória do deputado pela PF. O rapper Rashid também prestou apoio ao deputado, e disse estar indignado.
Outras lideranças políticas do PT também se manifestaram em apoio a Renato Freitas, incluindo a deputada estadual Laura Sito, do Rio Grande do Sul, que classificou o ocorrido como racismo e destacou a importância de um protocolo antirracista.
A Polícia Federal informou que está investigando o caso e afirmou que o deputado se recusou a passar pelo procedimento no aeroporto. Contudo, a assessoria de Renato Freitas negou a versão e afirmou que ele não se recusou a fazer a inspeção e que a segurança do aeroporto teria deixado o deputado “falando sozinho”.
Soube do ocorrido com o companheiro @Renatoafjr e me pergunto que escolha aleatória é essa. Como ele mesmo disse, sorteio ruim! Solidariedade Renato, seguimos na luta antirracista💪
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 11, 2023
O nome disso é RACISMO!
— Laura Sito (@laurasito) May 10, 2023
Revista aleatória dentro de aeronave ainda não vi, até onde eu saiba se dá apenas em área de embarque ao passar o detector.
Agora vocês entendem a importância do protocolo antirracista?
Salve @Renatoafjr, chega de racismo ! https://t.co/lHln13VxRC
Dos assuntos q a gente gostaria de não ter q falar mais, porém o Brasil não cansa de nos dar motivos. Cena bizarra e humilhante. Toda força pro Renato Freitas q é linha de frente nessa luta contra o racismo.
— Rashid (@MCRashid) May 11, 2023
Racismo institucional, estrutural, diário e agora tbm “aleatório”. https://t.co/8eN1cMfH6Z
Mais um episódio de racismo que acontece com o deputado estadual do PR @Renatoafjr, dessa vez "sorteado aleatoriamente" já dentro do avião para ser revistado. Toda nossa solidariedade ao Renato Freitas!pic.twitter.com/hAf6cYll9A
— PSOL 50 (@psol50) May 11, 2023
Inadmissível o que aconteceu com o Deputado Renato Freitas. Alguém aqui já viu alguma revista aleatória em qualquer voo?
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 11, 2023
Sabemos… não é aleatório. É racismo!
Toda solidariedade ao Deputado Renato Freitas.
Alo, @LulaOficial @FlavioDino @silviolual bora tomar providências? Racismo em estado bruto! Nunca houve esse procedimento. Depois de passar pelo raioX? Renato Freitas incomoda demais!!! https://t.co/hamr2YONi0
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) May 10, 2023
https://t.co/rWPQMLDfOO
— Roberto Requião (@requiaooficial) May 10, 2023
Inacreditável
Renato Freitas novamente perseguido
INFÂMIA!
Renato Freitas é um herói paranaense. Viva Renato Freitas, a minha maior referência de curitibano que há. https://t.co/ea9BcjzgRg
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) May 10, 2023
Certamente Renato Freitas era o único negro do voo. Não é exagero afirmar que ele é sistematicamente perseguido pelo Estado https://t.co/Zk4zhR0sIy
— Helder Maldonado (@heldermaldonado) May 10, 2023