Grupo Negritude juntamente com a Fotógrafa Thais Muniz da cidade Formosa no interior de Goiás, realiza ensaio fotográfico registrando a beleza da expressão negra.

Foto: Thais Muniz

Em uma sociedade onde a beleza dos que tem pele branca, olhos claros e cabelos lisos é supervalorizada, a beleza do negro passa despercebida; ofuscada.

Levando isso em consideração, o grupo ”Negritude” organizou um encontro entre alguns conhecidos, para que pudesssem tirar algumas fotos, como meio de expressão da beleza do negro, seus cabelos crespos e cacheados,
ou até mesmo um ”blackpower”, que em meio a uma multidão familiarizada com os padrões de beleza comuns e a moda habitual, o mesmo se destaca muitas vezes; para alguns por achar estranho, incomum, ou belo.

Este fenômeno tem ocorrido mais e mais vezes nos ultimos tempos, e com a modernização da sociedade, espera-se também uma consciêntização em massa, quando se coloca em pauta o racismo.

Tendo isso em mente, é essêncial compreendermos que a falta de congruência nos padrões de beleza é quase que equivalente a ausência de entendimento sobre o assunto; não existe beleza ou mesmo cultura melhor ou pior, existe apenas o gosto de cada um, que é acompanhado de suas particularidades.

Existe beleza em tudo e todos, alguns se vêem mais belos com seus cabelos lisos, outros preferem seus cabelos cacheados, o importante é que saibamos enxergar e aceitar a beleza e o gosto de cada um, livre de preconceitos.

Confira o ensaio!

Foto: Thais Muniz

Foto: Thais Muniz